Skip to content

Os benefícios do backup corporativo para seu negócio!

Existem diversas situações que podem causar a perda de dados em uma empresa, seja ela pequena, média ou de grande porte. As principais são: invasões ou sequestros de dados, incêndios; bugs no sistema; falhas de equipamentos; desastres naturais; falhas de usuários, entre outras. 
 
Por isso, é muito importante estabelecer uma política de armazenamento de dados e segurança para os seus negócios. Afinal, a continuidade das suas atividades, numa situação dessa, depende da integridade, confiabilidade e disponibilidade do fluxo de dados que são produzidos diariamente. 

Leia também: PCN: Como garantir a Continuidade de Negócios em momentos críticos  

A perda de informações pode trazer inúmeros problemas administrativos, financeiros e operacionais, representando um prejuízo significativo para o negócio. 
O investimento em serviços de armazenamento e segurança de dados é essencial para evitar esse tipo de transtorno.  
 
Se você está pensando em buscar uma forma mais segura de proteger suas informações, essa é uma ótima oportunidade. Vamos te explicar neste artigo o que é e qual a importância desse serviço. Além dos benefícios do backup corporativo para o seu negócio. 

O que é o backup corporativo e qual a sua importância? 

São considerados dados corporativos todos os tipos de informações registradas e geradas nos processos de negócios. 

  • Registros de funcionários; 
  • Cadastros de produtos e clientes;  
  • Dados de compras e vendas;  
  • XML´s das notas fiscais eletrônicas;  
  • Dados financeiros como contas a pagar e receber;  
  • Bancos de dados, entre outros. 

Essas informações são verdadeiros ativos para as empresas. Afinal, elas são indispensáveis para a tomada de decisão, para o relacionamento com o cliente, a comunicação, os processos, ou seja, para a gestão empresarial como um todo. Tornando-se essenciais para um negócio. 

O backup corporativo é um serviço de armazenamento e gestão de dados, que garante uma cópia protegida e segura de todas essas informações e dados. Que podem estar armazenadas on premise (fisicamente dentro da empresa), em nuvem ou em ambos. 

Leia também: Computação em nuvem. Qual o formato ideal para sua empresa? 

Cloud computing data storage

Investir no serviço e gestão de backup corporativo garante diversos benefícios para um negócio, podemos citar a segurança, recuperação e continuidade de negócios, e a escalabilidade, como as principais. Através da proteção e armazenagem, do monitoramento e da gestão desses dados.  

Os benefícios do backup corporativo para seu negócio 

Maior Segurança 

A segurança pode ser considerada o maior benefício do backup corporativo. Tendo em vista o grande volume de informações com que trabalhamos hoje em dia, bem como o aumento exponencial de ciberataques e, também, em função da chegada da LGPD, que exige que a empresa garanta a segurança dos dados pessoais de seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.  

Afinal, o backup corporativo garante que os dados do seu negócio sejam transmitidos e armazenados com criptografia de última geração, em locais seguros e distante de sua infraestrutura local. Evitando que eles sejam roubados ou interceptados por pessoas mal-intencionadas, ou caso aconteça algum desastre, como um incêndio, por exemplo. 

Recuperação e continuidade de negócios 

Com o backup corporativos seus dados permanecem com uma cópia disponível em um outro ambiente, permitindo que eles estejam seguros e disponíveis para a recuperação em situações críticas. O que é fundamental para a continuidade de um negócio.  

Leia também: PCN: Como garantir a Continuidade de Negócios em momentos críticos 

Escalabilidade 

A quantidade de dados aumenta com o tempo em toda empresa. Dessa forma, chegará um momento que será necessário atualizar os equipamentos de armazenamento para uma versão com capacidade maior.  
Com o Backup Corporativo você não precisa se preocupar, as opções são infinitas, e própria empresa que realiza a gestão desse backup irá gerenciar a questão de espaço necessário, como a maioria dos sistemas são armazenados em nuvem é possível criar estratégias de escalabilidade em clouds, ou a atualização de equipamentos e infraestrutura, de acordo com as necessidades do seu negócio. 
 
Leia também: Computação em nuvem. Qual o formato ideal para sua empresa?  

A vantagem de investir no serviço terceirizado de backup corporativo da Trade

Tenha a sua disposição o apoio e suporte de profissionais especializados nas principais plataformas, ferramentas e infraestrutura de backup corporativo. 

A Trade conta com um time de profissionais, especializados, certificados e treinados para fazer a gestão segura de dados do seu negócio.  
Através das melhores práticas e ferramentas de monitoramentos como TSM, Veeam, Commvault, nossa equipe irá traçar a melhor estratégia para realizar seu backup corporativo, de acordo com o foco e as necessidades do seu negócio. Buscando integrar de forma inteligente a tecnologia aos hardwares e softwares mais atualizados do mercado. 

A maior vantagem de optar por um serviço terceirizado com foco na gestão de backup é a configuração correta das ferramentas para uma recuperação de dados mais rápida e segura em caso de incidentes. Garantindo a continuação do negócio e evitando maiores problemas, trabalho e custos à empresa.  

Investir no serviço de backup corporativo da Trade também é uma opção mais prática, do que treinar um profissional de T.I interno e capacitá-lo para a atividade.  E ainda garante todo o gerenciamento de dados e a governança da sua empresa. Através de monitoramentos, relatórios, teste de restore, entre outras atividades que mantém o ambiente de backup funcional e saudável para ser útil quando necessário. 

Quer saber mais sobre o serviço de backup corporativos e suas vantagens?  
Fale com agora mesmo com nossa equipe comercial e tire todas as suas dúvidas! 


 

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar