Skip to content

Como um ethical hacker pode ajudar você?

ethical hacker

Quanto mais evoluimos no mundo digital, mais crescem os números de criminosos cibernéticos que se especializam em modos de tirar algum proveito de você e da sua empresa. No artigo de hoje, falaremos sobre a importância do ethical hacker quando o assunto é Segurança da Informação. Continue a leitura!

Um ethical hacker atua tentando invadir a rede de seu empregador ou cliente, isto é, buscando vulnerabilidades de modo proativo.

De fato, essa profissão leva esse nome, justamente pela ética envolvida. Esses profissionais têm seu trabalho respaldado por certificações e pelo desejo de ser úteis e não prejudiciais.

Assim, diferente dos hackers interessados em invadir redes, a fim de obter algum ganho pessoal, agindo de modo criminoso, o ethical hacker possui a missão de encontrar as possíveis vulnerabilidades para que o cliente possa atuar de modo preventivo evitando invasões e cibercrimes.

Objetivos do ethical hacker

O objetivo dos hackers éticos é encontrar pontos fracos nas redes das empresas e então fortalecê-las, garantindo o mais alto nível de segurança possível.

Desse modo, o hacker ético é o profissional que pode ajudá-lo a evitar muitas das táticas mais comuns que ameaçam as empresas atualmente, tais como: phishing de e-mail, roubo de dispositivos, ataques de negação de serviço distribuído (DDoS) e redes não seguras.

Pois o ethical hacker trabalha para fortalecer sua rede e melhorar os processos que você usa para detectar ameaças e também treinar sua equipe de segurança interna para estar ciente dos métodos usados ​​por hackers mal-intencionados.

O pentest

O trabalho de hackers éticos é também conhecido como teste de penetração ou pentest, no qual várias metodologias são utilizadas para:

  • Determinar a viabilidade da segurança a resistir a diferentes tipos de ataques cibernéticos;
  • Exploração de vulnerabilidades de baixo risco quem podem causar muitos danos em níveis mais altos;
  • Detectar riscos mais difíceis de encontrar por meio de rede automatizada e verificação de aplicativos;
  • Avaliação e quantificação de impactos potenciais nas funções operacionais e de negócios;
  • Avaliação de desempenho das defesas de rede ao enfrentar um ataque;
  • Quantificação de necessidades de investimentos mais significativos em tecnologia de segurança e pessoal;
  • Ajuda a impedir ataques futuros implementando e validando controles de segurança atualizados.
Portanto, o objetivo dessas medidas proativas tomadas pelo ethical hacker, é sempre o de maximizar a segurança dentro de uma organização.

Como você pôde notar, os ethical hackers usam suas habilidades para descobrir falhas de segurança em empresas e, dessa maneira, prevenir imensos prejuízos que possa envolver até mesmo o vazamento de dados sensíveis.

E, não há apenas um segmento que deva se importar com essas medidas preventivas, já que todos os dias empresas dos mais diversos setores tem suas redes invadidas por cibercriminosos, infelizmente.

A consultoria LGPD da Trade Technology é completa e oferece, inclusive, o serviço de pentest, realizado por ethical hackers. Quer saber mais? Basta clicar aqui e falar com a nossa equipe!

Por fim, se esse conteúdo foi útil para você não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos presentes no LinkedIn, Youtube, Instagram e Facebook.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar