Skip to content

LGPD: uma jornada rumo à proteção de dados

Desde que entrou em vigor, em setembro de 2020, cada vez mais empresas têm procurado a adequação LGPD, visando a proteção de dados de pessoas físicas com que lidam diariamente.

Até mesmo porquê, a Lei Geral de Proteção de Dados veio para ficar e suas sanções já estão valendo ao mesmo tempo em que leis similares à LGPD têm sido cada vez mais adotadas mundo afora.

Entretanto, o que muitas organizações ainda não parecem ter percebido é que a adequação de fato só ocorre quando todos os colaboradores estão cientes do que se trata a lei e as consequências que envolvem o seu não cumprimento.

Em outras palavras: a partir de agora, empresas só deverão manter dados de pessoas físicas que sejam necessários à sua operação, e ainda assim, se responsabilizar pelo seu devido uso o que, entre outras medidas, envolve criar planos de ações em caso de vazamento de dados, por exemplo.

Outro ponto importante é que a adequação LGPD não se faz do dia do para a noite, está longe de ser somente um termo de consentimento inserido em um site institucional e não existe uma cartilha única a ser seguida já que depende da realidade de cada organização.

Lembrando ainda que a nova lei vale para todos os tipos de negócios: incluindo grandes e pequenas empresas: todas precisam passar pelo processo de adequação à LGPD.

E é justamente pelo fato de que a adequação LGPD exige conhecer a realidade de cada empresa, que a consultoria LGPD oferecida pela Trade Technology se personaliza a cada cliente, levando em conta quais mudanças e recomendações precisarão ser feitas.

Jornada LGPD: a etapa final

A etapa final da Consultoria LGPD Trade Technology é a chamada Jornada LGPD.

Divididos em grupos, colaboradores de todas as áreas do cliente em questão recebem treinamento e orientações sobre o tema, passarão a compreender a importância da LGPD e consequentemente, da proteção de dados, dentro e fora do seu local de trabalho, tendo assim, seus conhecimentos nivelados.

Adequação LGPD
Jornada LGPD Trade Technology

Desse modo, de forma pedagógica, usando linguagem simples, exemplos do cotidiano, e assim, aproximando um tema que à primeira vista pode parecer tão complexo que as consultoras da Trade Technology conscientizam colaboradores de todos os setores sobre a relevância da lei, seus perigos, oportunidades, tiram dúvidas, fazem esclarecimentos e ao final, ainda aplicam testes e oferecem certificação aos participantes.

A imagem abaixo faz parte do questionário de devolutiva e diz muito sobre os resultados que alcançamos com a Jornada LGPD:

Trata-se de uma etapa fundamental, uma vez que não basta apenas um setor ou pessoas-chave da empresa estarem cientes da lei.

Afinal, é somente quando todos os envolvidos em um negócio, seja ele qual for, percebem que observar a LGPD traz benefícios e uma nova realidade mais segura para todos é que damos esse valioso passo adiante rumo à uma sociedade cada vez mais consciente, cumpridora dos seus deveres e conhecedora dos seus direitos.

Jornada LGPD Trade Technology

Quer saber mais sobre os benefícios da Consultoria LGPD da Trade Technology para sua empresa? Clique aqui e fale Conosco!

Por fim, se você gostou desse artigo, siga-nos também nas redes sociais! Estamos no Youtube, LinkedIn, Instagram e também no Facebook.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar