Skip to content

O que é a virtualização de servidores?

Se você está procurando uma solução para otimização do seu data center e quer entender melhor o que é a virtualização dos servidores e quais as vantagens de implementá-la na sua TI, esse artigo é para você.

À medida que um negócio cresce sua rede de computadores fica maior e mais complexa, os servidores passam a ocupar muito espaço físico, e o data center pode ficar superlotado com racks de servidores consumindo muita energia e gerando calor. 

A virtualização de servidores tornou-se uma prática muito comum e solicitada por empresas que buscam otimizar os recursos da sua infraestrutura de TI e reduzir gastos com consumo e manutenção. Um dos grandes motivos para isso, é a eficiência do processo na redução de máquinas e no aumento da disponibilidade dos servidores.

Continue a leitura para descobrir todos os benefícios e vantagens de utilizar esse serviço na sua empresa! 

O que é a virtualização? 

A virtualização é uma tecnologia usada para criar representações virtuais de servidores, armazenamento, redes e outras máquinas físicas. O principal objetivo desse processo é utilizar a capacidade total de uma máquina física, distribuindo seus recursos entre muitos usuários ou ambiente.  

Neste artigo, falamos especialmente da virtualização dos servidores. Porém, é possível virtualizar diversos outros elementos da infraestrutura de TI, como: 

  • Virtualização de rede; 
  • Virtualização da área de trabalho; 
  • Virtualização de armazenamento; 
  • Virtualização de dados; 
  • Virtualização de aplicativos  

Abordaremos os tipos de virtualização, em um próximo conteúdo do blog, aguarde! 

A virtualização dos servidores 

A virtualização de servidores é o processo de dividir um servidor físico em vários servidores virtuais únicos e isolados, por meio de um aplicativo de software, onde cada servidor virtual pode executar seus próprios sistemas operacionais de forma independente. 

Até pouco tempo atrás, os servidores utilizavam apenas uma pequena parte da sua capacidade de processamento, o que resultava numa maior inatividade das máquinas. Ou seja, com o tempo os datacenters ficam superlotados com servidores subutilizados, gerando desperdício de recursos e capacidade.

Pensando nisso, a virtualização passou a ser adotada como uma estratégia das empresas para otimizar e aproveitar toda a capacidade dos seus servidores e espaço físico. Além disso, o processo de virtualização permite uma maior flexibilidade no uso de sistemas operacionais para escalabilidade dos negócios, facilitando a migração em cloud computing. 

Leia também: Computação em nuvem. Qual o formato ideal para sua empresa?

Motivos para usar a virtualização dos servidores: 

  • Aproveitamento da capacidade de computação; 
  • Economia de energia elétrica; 
  • Diminuição do espaço físico; 
  • Redução de custos administrativos/manutenção 
  • Rapidez na implantação 
  • Aumento da disponibilidade dos sistemas. 

Como funciona a virtualização de servidores?

Agora que já explicamos o conceito da virtualização, vamos entender como é o seu funcionamento. O processo da virtualização de servidores utiliza um software, chamado hipervidor (hypervisor) que permite dividir e ocupar esses espaços com máquinas virtuais (VM1, VM2, VM3), que irão suportar e executar novos sistemas operacionais e aplicativos, aumentando a capacidade dessas máquinas de trabalhar com mais aplicações. 

Hipervisor ou hypervisor
É o software de virtualização que você instala em sua máquina física e que atua como intermediária entre as máquinas virtuais (VM) e o hardware subjacente ou sistema operacional do host. Ele divide os recursos, como CPU, memória e armazenamento, entre as VMs, garantindo que cada uma tenha acesso aos recursos necessários para executar seus aplicativos.

Fonte: www.researchgate.net

Máquinas virtuais ou VM
A máquina virtual (VM) funciona como um servidor típico. Ela tem definições, configurações e aplicações instaladas. Recursos de computação, como unidades de processamento central (CPUs), memória de acesso aleatório (RAM) e armazenamento aparecem da mesma forma que em um servidor físico. Você também pode configurar e atualizar os sistemas operacionais convidados e as aplicações conforme necessário sem afetar o sistema operacional do host. 

 

Após virtualizado, seu computador é chamado de host e a máquina virtual é chamada de convidado. Vários convidados podem ser executados no host e cada convidado tem seu próprio sistema operacional, que pode ser igual ou diferente do sistema operacional do host.  

Existem três formas de classificar a virtualização de servidores: 

  1. Virtualização completa
    A virtualização completa usa um hypervisor para monitorar os recursos do servidor físico e mantém cada servidor virtual independente e desconhecido pelos outros servidores virtuais. Ele também transmite recursos do servidor físico para o servidor virtual correto à medida que executa aplicativos.
  2. Paravirtualização
    Já a paravirtualização envolve toda a rede que trabalha em conjunto como uma unidade coesa, ondetodos os sistemas operacionais nos servidores virtuais se conhecem. Portanto, o hypervisor não precisa usar tanta capacidade de processamento para gerenciar os sistemas operacionais.
  3. Virtualização no nível do sistema operacional
    Também conhecida como virtualização baseada em contêineres, a virtualização no nível do sistema operacional é uma técnica em que o sistema operacional host permite a execução de vários sistemas operacionais convidados (guests) em sua própria instância do kernel.
    Esse tipo de virtualização, geralmente é utilizada em ambientes de desenvolvimento e implantação de aplicativos, onde é importante que eles sejam executados de forma isolada, mas sem a sobrecarga de máquinas virtuais completas.
    Alguns exemplos dessa tecnologia incluem: Docker, Kubernetes, LXC e OpenVZ.

Os benefícios da virtualização de servidores para as empresas

Como podemos observar, a virtualização de servidores pode ser uma ótima estratégia para muitas empresas, principalmente as que atuam em setores e com processos críticos, independentes do seu porte ou segmento, e as que buscam reduzir seus gastos com equipamentos, manutenção e espaços físico.

Entre os principais benefícios que ela oferece para as empresas podemos considerar: 

  • Redução de custos: Ao executar vários servidores virtuais em um único servidor físico, é possível reduzir o número de servidores físicos necessários, o que pode resultar em economia de custos significativa em termos de hardware, energia elétrica e espaço físico;
  • Utilização eficiente de recursos: A virtualização permite que vários servidores virtuais sejam executados em um único servidor físico, permitindo a utilização mais eficiente de recursos como CPU, RAM e espaço de armazenamento;
     
  • Flexibilidade e escalabilidade: A virtualização permite que os recursos de um servidor físico sejam facilmente alocados ou realocados entre os servidores virtuais conforme necessário. Isso significa que é possível adicionar ou remover capacidade de processamento, memória ou armazenamento de um servidor virtual sem a necessidade de adquirir novos hardwares;
     
  • Melhoria da continuidade dos negócios: Com a virtualização, é possível migrar um servidor virtual de um servidor físico para outro sem interrupção do serviço, permitindo a continuidade dos negócios mesmo durante manutenção ou atualizações;
     
  • Aumento da segurança: Os servidores virtuais podem ser isolados uns dos outros, aumentando a segurança dos dados e aplicativos. Além disso, a virtualização permite a criação de ambientes de teste ou de desenvolvimento isolados, sem afetar o ambiente de produção.

Quer saber mais sobre a virtualização e como podemos te ajudar nesse processo?

Nossa equipe atua há mais de 20 anos no mercado de TI, capacitada com mais de 500 certificações para oferecer soluções em Infraestrutura, Desenvolvimento e Consultoria de TI para negócios. Desde a oferta de produtos dos principais players do mercado como IBM, Oracle, Microsoft, VMWare, AWS, entre outros, até a implantação, sustentação e monitoramento de todo o ambiente de TI.   Conheça outras empresas e marcas que confiam na excelência do nosso trabalho!

Envie sua dúvida, aqui! E fale com um especialista em TI agora mesmo.

FONTE: O que é virtualização de servidores? | Glossário da VMware | BR 

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar