skip to Main Content

Computação em nuvem. Qual o formato ideal para sua empresa?

Você já deva ter ouvido ou lido em algum lugar sobre computação em nuvem, em inglês “cloud computing”, uma tecnologia que vem se tornando cada dia mais essencial no mundo corporativo, pelas diversas vantagens que oferece para os negócios.  
Porém, ainda gera muitas dúvidas em seus usuários pelas diferenças de serviços, funções e vantagens de cada tipo de nuvem. 

Descubra neste artigo, o que é computação em nuvem, suas vantagens e o melhor formato para o seu negócio. 

O que é computação em nuvem? E quais suas vantagens? 

A computação em nuvem é uma tecnologia baseada em serviços seja de armazenamento ou processamento, seja de dados, programas, sistemas, entre outros. De forma segura, sustentável, com baixa taxa de erros ou perdas de dados, podendo entregar até nove casas de confiabilidade 99,999999999%. 
 
O avanço da tecnologia já vinha crescendo e hoje ela se tornou essencial, principalmente para o mundo corporativo. Atualmente muitas empresas já nascem na cloud, grandes empresas como Netflix, Spotify, Google, Uber entre outras, utilizam a computação em nuvem para armazenar seus dados. 
 
Além do mais, a cloud veio para tornar a infraestrutura de qualidade acessível, permitindo que você priorize o que é importante para sua empresa: o core business.  
Entre suas diversas vantagens, podemos citar escalabilidade e a elasticidade como as principais.  

Através delas é possível crescer a infraestrutura da sua empresa, de acordo com as suas demandas e necessidades. Pois elas permitem que a empresa contrate recursos extras para atender uma demanda que surja inesperadamente, podendo simplesmente desligar esses recursos depois, e pagando apenas pelo que foi consumido. Ao contrário da estrutura local tradicional, onde muitas vezes se adquire recursos, que chegam a ficar até 80% parados, em determinados momentos.  

Outra vantagem importante é que com apenas alguns cliques você consegue ter uma infraestrutura “Global”, quer dizer, a qualquer momento e de forma simples, você consegue criar uma estrutura para atender uma demanda da sua empresa na Ásia, por exemplo. 
 
Há maneiras diferentes de implantar a computação em nuvem, os três formatos mais comuns de aplicação são: nuvem pública, nuvem privada ou nuvem híbrida. A escolha do formato depende de suas necessidades de negócios.  

Leia também: Conheça 5 benefícios da computação em nuvem para sua empresa

Quer saber quais são as diferenças entre eles e o melhor ambiente para aplicar o seu negócio? Continue lendo o artigo! 

Fonte: Shutterstock.

Os tipos de computação em nuvem: pública, privada e híbrida  

Para identificar o melhor formato para a sua empresa é necessário conhecer os serviços e vantagens que cada um oferece. Então vamos lá! 

Nuvem pública 

Essa é a forma mais comum e econômica da computação em nuvem. Pois na nuvem pública, todos os recursos de armazenamento de dados e serviços de gerenciamento são disponibilizados por um provedor (prestador de serviços). Que também é responsável por toda manutenção, segurança e assistência com a estrutura de armazenamento. 
Os serviços de nuvem pública podem ser gratuitos, pagos, ou no modelo “pague o que usar”. Garantindo flexibilidade, alto desempenho, de forma gratuita, ou por um preço competitivo para os usuários. 
 
As implantações de nuvem pública geralmente são usadas para fornecer e-mail baseado na Web, aplicativos de escritório online, armazenamento e ambientes de desenvolvimento e teste, entre outros. 

Vantagens da nuvem privada: 

  • Redução de custos – Dispensa custos com aquisição, gerenciamento e manutenção da infraestrutura de hardware e software no local, licenças, energia, Ccontinuidade de negócio / DR (Desaster Recovery) / HA (High Avaiability), entre outros. Você paga somente pelos serviços que usa. 
  • Sem manutenção – Seu provedor de serviços fornece a manutenção. 
  • Escalabilidade quase ilimitada – Recursos sob demanda estão disponíveis para atender às suas necessidades de negócios, além do tamanho dos provedores de tecnologia em nuvem pública como: Amazon Web Services (AWS), Google Cloud, IBM Cloud, Microsoft Azure e o número de clientes pode chegar a milhões.
  • Alta confiabilidade – uma ampla rede de servidores assegura contra possíveis falhas com serviços de nível global. 

Nuvem privada 

A computação em nuvem privada oferece os mesmos benefícios da nuvem pública, a diferença é que os recursos computacionais são exclusivos à sua organização. Ela pode ser implementada internamente para servir diversas filiais, por exemplo, ou ser fornecida por um provedor. 

Dessa forma, é mais fácil para a empresa personalizar seus recursos e implementar um nível maior de segurança e privacidade, principalmente aquelas que operam em setor onde a conformidade é uma exigência. 

Esse formato de nuvem é uma ótima opção para órgãos governamentais, instituições financeiras e outras organizações que lidam com regras de compliance. E que buscam melhorar o controle sobre seu ambiente. 

Vantagens da nuvem privada: 

  • Maior flexibilidade – A organização pode personalizar seu ambiente de nuvem para atender a necessidades de negócios específicas. 
  • Maior controle – Os recursos computacionais não são compartilhados, portanto, é possível um nível maior de controle e privacidade. 
  • Maior escalabilidade – Nuvens privadas geralmente oferecem mais escalabilidade em comparação com a infraestrutura local. 

Nuvem híbrida  

A computação em nuvem híbrida é uma combinação de ambientes de nuvem pública e privada. Permitindo que os dados e aplicativos se movam entre os dois ambientes, em uma infraestrutura única, flexível para a execução de aplicativos e cargas de trabalho da empresa. 

Dessa forma, os recursos da nuvem pública poderão ser utilizados para tarefas de computação não-sensíveis, enquanto mantém seguros os aplicativos críticos para os negócios dentro de uma implantação da nuvem privada.  
 
A grande vantagem dessa combinação é a soma dos seus benefícios: flexibilidade, escalabilidade e eficiência de custos, em conjunto com menor exposição ao risco possível.  

Por isso, ela é indicada para organizações que buscam reduzir os riscos, minimizar os custos gerais de TI e nuvem, permitir a migração de nuvem sem refatoração e a consolidação do data center. E também para as que atendem picos sazonais de demanda de recursos de processamento e armazenamento. 

Quebra de PáginaPor outro lado, o grande desafio é a complexidade e o tempo para gerenciar ambientes distintos. 

Vantagens da nuvem híbrida: 

  • Alta performance disponibilidade dos serviços Ao mesmo tempo que garante mais robustez aos acessos, evitando interrupções, o sistema híbrido oferece fluidez no tráfego dos dados. 
  • Controle – Sua organização pode manter uma infraestrutura privada para ativos confidenciais ou cargas de trabalho que exigem latência baixa. 
  • Flexibilidade – Permite as empresas mais possibilidades de modelos de gestão e serviços. Podendo escolher quando e como alternar, entre a estrutura pública e privada. 
  • Custo-benefício – Com a capacidade de escalar para a nuvem pública, você paga por potência de computação adicional somente quando necessário. 
  • Economia – Como a infraestrutura não é totalmente privada, a nuvem híbrida ajuda a empresa a diminuir os custos que tem com TI. Permitindo que os recursos sejam utilizados em investimentos estratégicos na área e na otimização de tarefas. 

Entre tantas vantagens e diversos formatos de cloud, a princípio, pode parecer difícil identificar qual a melhor opção para o seu negócio. Mas não se preocupe. 

Se você tem uma empresa e precisa ampliar a sua computação em nuvem, migrar para outro formato ou esclarecer alguma dúvida relacionado a computação em nuvem, nós podemos te ajudar com isso. Seja para backup, criação de nuvem privada, híbrida, replicação de storage ou qualquer outro serviço.  
 
A Trade Technology conta com uma equipe de especialistas em tecnologia, que estão prontos para encontrar a melhor solução e desenvolver serviços personalizados para o seu negócio. Quer saber mais sobre os nossos serviços em computação em nuvem? Fale com a gente agora mesmo!

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top
Buscar