Skip to content

Os benefícios da convergência entre OT e TI

A convergência entre os sistemas OT (Operational Technology) e TI (Tecnologia da Informação) ‘tem sido um processo gradual e contínuo, impulsionado principalmente pelo aumento da conectividade e da digitalização na indústria. 

Até pouco tempo, as áreas de OT e a TI eram separadas, as equipes de OT eram focadas em gerenciar os processos de produção e as equipes de TI focadas em gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação da empresa. No entanto, com a evolução da tecnologia, a necessidade de integração entre esses sistemas se tornou cada vez mais evidente. 

O objetivo da convergência entre OT e TI é possibilitar a implementação de soluções de automação industrial e de controle de processos, o que pode melhorar a eficiência e a produtividade das empresas. E permitir que as empresas tenham acesso a dados valiosos em tempo real para tomar decisões mais informadas e precisas.

Neste artigo, destacamos os benefícios da convergência entre OT e TI para o setor industrial! Mas antes vamos entender qual a diferença e como elas se convergem. 

Qual a diferença entre OT e TI e como elas se convergem? 

A tecnologia operacional (OT) é um conjunto de tecnologias e sistemas usados para monitorar, controlar e automatizar processos físicos em tempo real, principalmente em ambientes industriais. A OT é composta por hardware, software e sistemas de comunicação específicos para cada tipo de processo industrial. 

Geralmente confundidas, a OT (Operational Technology) e TI (Tecnologia da Informação) são duas áreas de tecnologia diferentes, mas que estão cada vez mais convergindo. 

Enquanto a OT, ou tecnologia operacional, se concentra no uso de tecnologias em sistemas de controle e automação industrial, como maquinário, sensores, dispositivos eletrônicos, entre outros. A TI é responsável pelo processamento, armazenamento e gerenciamento de dados e informações em sistemas de computador, redes e aplicativos de software.  

E apesar de serem áreas distintas, a convergência entre OT e TI é cada vez mais comum na indústria. Isso se deve, em grande parte, à crescente demanda por sistemas de controle industrial mais eficientes e interconectados, capazes de coletar e processar dados em tempo real para melhorar a produtividade e a tomada de decisão. 

Além disso, a convergência entre OT e TI tem sido impulsionada principalmente pela adoção de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), que permite a conexão de dispositivos OT a redes de computadores e sistemas de TI, e pela computação em nuvem, que possibilita o armazenamento e o processamento de grandes quantidades de dados gerados por sistemas OT.

Os benefícios da convergência entre OT e TI

  • Melhora a eficiência e a produtividade das operações: A integração de sistemas OT e IT permite que as empresas tenham uma visão mais completa das suas operações, identificando gargalos e problemas que podem ser resolvidos com a implementação de tecnologias de automação e digitalização;
  • Reduz custos: Com a integração de sistemas OT e IT, as empresas podem reduzir custos com manutenção de sistemas redundantes e retrabalho manual, além de permitir a adoção de tecnologias mais modernas e eficientes;
  • Melhora a segurança: A integração de sistemas OT e IT permite uma melhor gestão e monitoramento da segurança dos sistemas, reduzindo o risco de ataques cibernéticos e vazamentos de dados;
  • Melhora a tomada de decisões: Com a integração de sistemas OT e IT, as empresas podem obter dados mais precisos e atualizados sobre as suas operações, permitindo uma tomada de decisões mais informada e rápida;
  • Aumenta a flexibilidade e agilidade: a integração de sistemas OT e IT permite que as empresas se adaptem mais rapidamente a mudanças nos seus processos e operações, além de permitir a implementação de soluções inovadoras e mais eficientes.Leia também: Indústria 4.0, fábricas inteligentes como nunca vimos – Trade Technology

Indústria 4.0, fábricas inteligentes como nunca vimos

 

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar