Skip to content

A importância do BPM na implantação de RPA

Com a chegada da indústria 4.0, a automação de processos com RPA tornou-se uma das principais soluções e estratégias utilizadas por empresas para otimização de processos nas áreas de negócios e administrativas. 

Um levantamento realizado com mais 200 empresas de diversos setores para 1ª Pesquisa sobre Robotic Process Automation (RPA) na América Latina, revelou que 90% das empresas tiveram um crescimento significativo (acima de 25%) na quantidade de automações em sua produção neste ano.

Segundo a pesquisa, o principal objetivo das iniciativas envolvendo a tecnologia é liberar as pessoas para atividades mais estratégicas (50%) e obter mais produtividade (26%). Além disso, também buscam melhorar a experiência dos clientes, evitar erros críticos e fraudes, e ganhar eficiência de escala. 

Se você está pensando em investir em um sistema RPA, é importante destacar que antes de escolher a sua solução, é necessário mapear as necessidades da sua empresa, a partir de um processo BPM, para identificar o que pode ser automatizado e o que deve continuar sendo realizado manualmente no seu negócio.

Nesse artigo, iremos explicar a importância de utilizar a BPM na implementação de RPA. Mas antes vamos entender a diferença entre as duas ferramentas e como elas contribuem para a eficiência da automação de processos de negócio. 

Qual a diferença entre BPM e RPA? 

BPM (Business Process Management) ou Gestão de Processos de Negócio

O BPM ou Gestão de Processos de Negócio uma disciplina de gestão que tem o objetivo de mapear, analisar, transformar e medir os processos de uma organização, em um ciclo de melhoria contínua.
A partir do mapeamento da BPM é criado um fluxo de atividades, que permite a empresa fazer uma gestão mais integrada e avaliar onde estão seus gargalos e quais são os seus processos críticos – como atrasos na produção, gastos desnecessários, falhas de comunicação e outros. Além disso, será possível identificar e definir os processos que poderão ou não ser automatizados.

Por isso, a implantação do BPM é o primeiro passo a ser dado por uma empresa que deseja automatizar os seus processos. Além de tornar o seu negócio mais inteligente, realizar a gestão de processo permite que você padronize e organize os processos de maneira adequada, com soluções de RPA mais assertivas. 

RPA (Robotic Process Automation) ou Automação Robótica de Processos

RPA ou Automação Robótica de Processos é uma aplicação de tecnologia que possibilita a automação de tarefas manuais e repetitivas, a partir de softwares robôs.
A grande vantagem dessa solução é que ela pode ser implantada para executar tarefas padronizadas em diferentes setores e processos, de acordo com as regras de cada negócio. Possibilitando a automatização de tarefas como: preenchimento de planilhas, envio de e-mails, realização de cálculos, reconhecimento de imagens, emissão de relatórios, processamento de pagamentos e outras atividades que envolvem manipulação de informações.   

Desta forma, a automação com RPA libera o colaborador para focar em funções mais relevantes, que demandem a capacidade cognitiva e criativa humana. Isso faz com que o trabalho seja mais produtivo e eficiente. 

Além disso, os softwares de RPA, agregam mais velocidade aos processos, pois realizam suas operações em menos tempo e com maior precisão. Eles não sofrem com interferências de fatores psicológicos e, por essa razão, são extremamente eficientes e não cometem erros. 

A diferença entre os conceitos de BPM e RPA

Enquanto o BPM é uma disciplina de gestão que ajuda a definir e fazer todo o ciclo de melhoria contínua nos processos do negócio, como um todo, ou seja, um processos mais completo e demorada. As soluções em RPA são focadas na automatização de processos pontuais, definidos no mapeamento do BPM, que são demandas mais isoladas e rápida de implantar.

Leia também: O que é a automação de tarefas com o RPA? 
5 benefícios da automação com RPA – Trade Technology 

 

automatização de processos com RPA

A importância do BPM na implementação de RPA  

Depois de entender o que é cada conceito, podemos afirmar que o BPM é fundamental para a eficiência da RPA (Automação Robótica de Processos). Além de evitar gastos desnecessários, pois sem um gerenciamento efetivo, o custo da automatização de processos pode ficar elevado. 

Aplicá-la, de forma integrada à tecnologia RPA, garante que os processos automatizados continuem a funcionar de forma eficiente, por meio da definição de métricas de desempenho, da monitoração contínua dos processos automatizados e da realização de ajustes quando necessário. 

Dessa forma, podemos dizer que o BPM e RPA se complementam. Pois quando trabalham de forma integrada, essas duas tecnologias permitem maior ganhos de produtividade, redução de custos e erros, agilidade e automação de ponta a ponta.  

Em resumo, o BPM é essencial para a implementação bem-sucedida do RPA, garantindo que a automação seja aplicada aos processos certos, que os processos continuem a funcionar de forma otimizada e que as metas de automação sejam alcançadas. 

Confira também: O que é RPA? A Romagnole S.A já descobriu 

Tenha a melhor automação na sua empresa 

Para escolher uma boa ferramenta de RPA, deve-se atentar a vários aspectos como: a tecnologia ofertada, a escalabilidade, a segurança, o investimento total, a facilidade em usar e controlar a ferramenta, a melhor experiência de vendas, a melhor oferta de manutenção e suporte, também o tempo de implantação. 

Hoje, a Trade Technology, em parceria com a IBM, traz para a sua empresa o RPA desenvolvido pela Automation Anywhere, reconhecida mundialmente como uma das melhores soluções em automação do mercado. Com a nossa solução de automação você aumenta a capacidade e a velocidade das rotinas de sua empresa. 

A Trade Technology também disponibiliza profissionais altamente especializados, com todo o suporte e treinamento necessário para atender às necessidades da sua equipe. Conheça nossas soluções e tecnologias. Entre em contato e tire suas dúvidas!  

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar