Skip to content

5 benefícios de realizar o pentest na sua empresas. 

Ao que tudo indica, o cenário da segurança cibernética global, segue sendo um dos principais desafios para a segurança dos negócios. Dados da Cybersecurity Ventures apontam que os danos causados por crimes cibernéticos devem chegar a US$ 8 trilhões ainda em 2023 – com um crescimento na faixa dos 15% ao ano até 2025. 

De acordo com o Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall de 2023, o Brasil ocupa a quarta posição como alvo de ransomware no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido e Espanha. Além disso, a América Latina apresentou um aumento preocupante de 65% nos ataques voltados para dispositivos IoT e um crescimento significativo de 17% na incidência de Malware, um número muito acima da média global que foi de apenas 2%.  

Diante desse cenário, é importante que empresas e usuários estejam cientes dessas ameaças e tomem medidas preventivas para proteger seus dispositivos e informações.  

Para se proteger das ameaças cibernéticas é necessário estar um passo à frente e pensar como um ciberatacante, conhecer a superfície de ataque, descobrir quais são as vulnerabilidades e falhas da segurança da empresa que podem ser porta de entradas para o acesso às suas redes e sistemas.

Para isso, é possível utilizar uma das práticas de gestão de vulnerabilidades, o pentest, ou teste de intrusão. Um método de avaliação de segurança, aplicado por especialistas em cibersegurança para explorar e identificar vulnerabilidades que poderiam facilitar invasões.  

O principal objetivo do teste de intrusão (Pentest), que deve ser aplicado regularmente nas organizações, é melhorar a eficácia dos controles de segurança e reduzir o risco de ataques cibernéticos e violações de dados a empresas. Além disso, pode ajudar a priorizar os investimentos em segurança e concentrar seus esforços onde eles são mais necessários.  

Saiba mais: Como utilizar o Pentest na cibersegurança do seu negócio 

Por isso, o Pentest é indicado para todas as empresas, especialmente do setor público, mercado financeiro, grandes corporações e companhias, que coletam, armazenam ou manipulam dados sensíveis, e necessitam de um ambiente seguro e praticamente inviolável para trabalhar.  

Confira a seguir, os principais benefícios de utilizar essa prática para proteção do seu negócio contra as ameaças cibernéticas! 

5 benefícios de realizar o pentest na sua empresas. 

1) Identificação de vulnerabilidades e prevenção de ameaças

Realizar um pentest permite analisar profundamente a infraestrutura de TI da empresa (aplicações, sistemas, redes, endpoints, usuários, etc), identificando falhas e tomando medidas proativas para corrigi-las antes que ocorra um ataque real, reduzindo significativamente o risco de violação de segurança.

2) Previne prejuízos financeiros

Uma única violação de segurança pode trazer perdas milionárias e prejudicar a reputação e a fidelidade de clientes. Além, é claro, das possíveis multas e dos gastos para remediação.  
O pentest ajuda a evitar tais situações, prevenindo prejuízos financeiros debilitantes à sua organização. 

3) Protege clientes e parceiros 

Como dito anteriormente, os impactos de uma violação de segurança podem ir muito além da sua organização. Podem afetar clientes, parceiros e outros terceiros. Ao realizar testes de intrusão com uma frequência maior e tomar as ações e medidas de prevenção necessárias para garantir a proteção de dados e de sistemas, você constrói confiança e segurança. 

4) Protege a Imagem e a Reputação da Empresa

Um ataque cibernético bem-sucedido pode ter consequências significativas para a reputação de uma empresa. Realizar o pentest pode ajudar a proteger a imagem da organização, mostrando que medidas de segurança foram implementadas e que a empresa está levando a segurança a sério.

5) Garante a conformidade de requisitos regulatórios 

A área de segurança de uma empresa está diretamente ligada à conformidade e governança. Diversos órgãos, padrões e normas de diferentes setores exigem a realização de testes de intrusão. O pentest ajuda a empresa a cumprir com requisitos regulatórios e de conformidade de segurança, evitando penalidades por não conformidade e evidenciando uma diligência contínua na manutenção dos controles de segurança necessários. 

Como utilizar o Pentest na cibersegurança do seu negócio 

O ideal é que o teste de intrusão faça parte de um conjunto maior de práticas voltadas para a segurança e a gestão de vulnerabilidades das empresas. Devendo ser utilizado de forma preventiva e contínua, ou sempre que um sistema receber adições à infraestrutura, atualizações de software, hardware ou firmware.  

A aplicação do Pentest pode ser realizada internamente, caso a empresa conte com uma área de TI e segurança capacitada para isso. Do contrário, o serviço pode ser terceirizado por empresas de TI como a Trade Technology.

Nossa área de consultoria em cibersegurança conta com um time de profissionais especialista na execução do Pentest. Os formatos disponíveis são:  Externo, Interno, Engenharia Social e DDos (Denial of Service).
Utilizando metodologias avançadas como Penetration Testing Execution Standard e OWASP.    

Não espere ser vítima de um ataque cibernético. Invista em um pentest e proteja a sua empresa contra ameaças!
Caso precise de ajuda com a cibersegurança ou infraestrutura de TI da sua empresa, estamos à disposição para lhe atender! Clique aqui para falar com nossos consultores. 

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar