Skip to content

A importância de realizar a gestão de vulnerabilidades na sua empresa

Na era da informação digital, os ataques cibernéticos se tornaram uma das principais ameaças à segurança das empresas, que vêm discutindo quais estratégias e soluções tecnológicas adotar para sua proteção, evitando danos e prejuízos a integridade do seu negócio. 

Pensando nisso, vamos falar nesse artigo sobre a importância de realizar a gestão de vulnerabilidades na sua empresa. Um processo essencial nas estratégias de TI e cibersegurança para a proteção e redução da exposição do seu negócio à diversas ameaças. 

O que é a gestão de vulnerabilidades? 

A gestão de vulnerabilidades é um conjunto de práticas realizado pela área de TI nas organizações com o objetivo de identificar, analisar, classificar e corrigir vulnerabilidades, evitando tipo de ameaça que possa comprometer a segurança dos seus sistemas, redes e ativos.

Realizado por especialistas em TI, o gerenciamento de vulnerabilidades complementa as práticas de gestão de risco, programas e políticas de segurança das organizações. Atuando de forma contínua e proativa na prevenção de ameaças e mitigação de riscos e danos, Garantindo através das boas práticas a segurança das redes, sistemas e dados de negócios.

O que é considerado vulnerabilidade 

Segundo a ISO 27000 que compõe as normas de Segurança da Informação: “vulnerabilidade é uma fraqueza de um ativo que poderia ser potencialmente explorada por uma ou mais ameaças.” 

Sendo assim, toda falha ou situação que contribua para invasões no sistema, roubo de dados e acessos não autorizados aos recursos de uma empresa é considerado uma vulnerabilidade.  

Existem diversas fontes de vulnerabilidades que podem causas danos aos negócios, a qualquer momento durante a concepção, implementação, configuração ou operação de um ativo ou controle, de forma intencional ou não. São elas: 

Vulnerabilidades de sistemas
A utilização de softwares piratas, desatualizados ou mal estruturados é uma das grandes vulnerabilidades na segurança das empresas. Por isso, é fundamental que todos os programas sejam atualizados e protegidos.  

Vulnerabilidades de redes
Mesmo com uma operação segura de sistemas e softwares devidamente atualizados, problemas de nível estrutural ou de hardware como servidores mal configurados, ausência de firewall, antivírus e backup, falta de profissionais adequados para gerenciar as estruturas de redes e ausência de controle de usuários, podem ainda podem trazer riscos e vulnerabilidades para segurança da informação. 

Vulnerabilidades físicas e naturais
As falhas físicas dizem respeito ao ambiente da empresa, e incluem fatores como instalações do prédio, controles de acesso, segurança de armazenamento de documentos etc. Já as falhas naturais estão relacionadas a desastres como incêndios, quedas de energia, alagamentos e outras, que necessitam também de planos de contingência.

Leia também: PCN: Como garantir a Continuidade de Negócios em momentos críticos  

Vulnerabilidades de pessoas
Uma das grandes fraquezas na segurança da informação são as falhas humanas, cometidas por colaboradores que por desatenção, falta de conhecimento ou, até mesmo, atividades mal-intencionadas cometem erros como a execução de arquivos maliciosos (que chegam muitas vezes por e-mail); descuido com senhas (criação de códigos fracos ou compartilhamento sem cautela), entre outros. 

Para evitar esse tipo de vulnerabilidade é necessário que as empresas se dediquem ao treinamento e conscientização dos colaboradores e em políticas de segurança. Fale conosco!

A Consultoria da Trade Technology oferece a Jornada LGPD, um treinamento desenvolvido com metodologias inovadoras e dinâmicas, que além de conscientizar e capacitar, promove o engajamento dos colaboradores na atuação das boas práticas e políticas de segurança das organizações. Saiba mais aqui!

A importância de realizar a gestão de vulnerabilidades nas empresas 

O Brasil segue como um dos países que mais sofre com ataques hackers. Segundo dados da Checkpoint Research mostram que a média de ataques cibernéticos no segundo trimestre de 2022 teve aumento de 46%, uma diferença de 14% da média global, de 32%.
O relatório revelou ainda que o país sofre em média 1.540 incidentes de cibersegurança por semana, um número superior à média global de 1.200 ataques semanais. 

Considerando os danos e os prejuízos que podem resultar de uma violação de dados, não apenas financeiros, mas também interrupções operacionais, danos à confiança do cliente, à reputação da marca e, até mesmo, às possíveis ramificações legais, a gestão de vulnerabilidades se torna uma ferramenta fundamental para segurança das empresas. 

Além de oferecer uma importante camada adicional de proteção, permitindo que você gerencie e corrija falhas de segurança de TI, ela atua de forma contínua e preventiva, evitando falhas futuras.

Entre suas funções, podemos destacar: 

  • Detectar e corrigir falhas de softwares que possam acarretar riscos na segurança, na funcionalidade e no desempenho do sistema; 
  • Identificar novas soluções de segurança e realizar suas atualizações; 
  • Alterar as configurações de programas para torná-los mais eficientes e menos vulneráveis; 
  • Implantar mecanismos para realizar o bloqueio de ataques constantes; 
  • Focar na melhoria contínua do sistema de segurança; 
  • Adotar indicadores e métricas que permitam avaliar os riscos envolvendo procedimentos e rotinas suportadas pela TI, além da eficiência e robustez das ferramentas e soluções usadas.

Os benefícios da gestão de vulnerabilidades 

Maior controle de segurança: A segurança, sem dúvida, é a grande vantagem desse tipo de gestão. Com sua implantação e execução contínua, problemas como spam, vírus, malwares e ransomwares tendem a reduzir, dando mais proteção e segurança organizacional. 

Economia de tempo e dinheiro: Mapear, priorizar e ter definidas as vulnerabilidades geram economia de tempo e, consequentemente, dinheiro. Ao saber quais são as fraquezas, e corrigi-las, diminuem-se as chances de ataques e crimes virtuais, que dão diversos prejuízos para as empresas, sejam financeiros ou na imagem da organização. 

Competitividade no mercado: Empresas que oferecem garantias de segurança têm mais chances de adquirir e manter clientes, afinal, cada vez mais, a segurança tem sido um ponto decisivo na tomada de decisão das organizações.
Em muitas transações, as pessoas oferecem dados às empresas e saber que a organização é capaz de proteger a informação é muito relevante.
A proteção de dados do consumidor fica ainda mais latente com a LGPD — a Lei Geral de Proteção de Dados — que regulamenta o uso, proteção e tratamento de dados pessoais no país. 

Como reduzir as vulnerabilidades do seu negócio 

  1. Desenvolva e implemente um sistema de gestão de segurança adequado as necessidades de segurança da organização; 
  2. Crie políticas, programas, planos e procedimentos de segurança compatíveis com as necessidades de segurança da empresa e seus objetivos estratégicos; 
  3. Implemente um programam de gerenciamento de riscos; 
  4. Crie planos de contingência; 
  5. Crie um programa de gerenciamento de operações de segurança eficiente; 
  6. Realize o teste de intrusão, Pentest; 
  7. Conte com nossos profissionais de Consultoria em LGPD e Cibersegurança para apoiar sua empresa na implantação de processos e treinamentos de segurança de TI.
    Assista nossa live no Instagram: Vazamento de dados sob uma perspectiva hacker.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar