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A importância da política de crédito para o sucesso das empresas
Em um mercado em constante evolução, onde os consumidores buscam opções flexíveis de pagamento, a concessão de crédito tornou-se uma estratégia indispensável para o crescimento e a lucratividade de qualquer negócio.
No entanto, para garantir resultados positivos, é crucial contar com uma política de crédito eficiente, que leve em consideração uma análise minuciosa do perfil e das condições de pagamento do cliente, antes da liberação do crédito.
Isso porque, além de ampliar as possibilidades de compras a prazo, uma boa política de crédito, possibilita a redução da inadimplência, melhora as tomadas de decisão e aumenta a seriedade e credibilidade de uma marca no mercado.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com os principais tipos de políticas de crédito para quem está definindo ou repensando os critérios da sua concessão de crédito. E destacamos a importância da política de crédito para o sucesso das empresas.
O que é uma política de crédito?
De acordo com o conceito do Serasa, a política de crédito é um conjunto de regras e critérios determinados pelas empresas para aprovar ou negar a concessão do crédito a seus clientes. Além disso, ela também ajuda a definir o limite de valor que será concedido, os prazos de pagamento, juros e garantias, de acordo com o nível de risco que a empresa aceita trabalhar.
De modo geral, a política de crédito é o que define quando teremos mais facilidade ou mais dificuldade de vendas e o grau de riscos de inadimplência. Quando a política de crédito é mais rigorosa, ela pode ser aplicada no caso de o empreendedor buscar menos riscos e menos vendas. É uma ótima estratégia em casos de número de produtos limitados ou capacidade de produção reduzida.
As principais vantagens de estabelecer uma política de crédito são: as possibilidades de aumentar o número de clientes e de vendas, reduzir a inadimplência e explorar novos nichos no mercado.
Quais são os tipos de política de crédito?
As políticas de crédito mudam de organização para organização. Isso quer dizer, que ela não é fixa ou imutável, ela pode variar de acordo com as estratégias financeiras, tamanho da empresa, situação financeira dos clientes, enfim, das condições econômicas no geral.
Conheça abaixo, os principais tipos de política de crédito pré-definidas e analise o que faz mais sentido para o seu negócio!
Crédito liberal e cobranças rigorosas
Utilizado por empresas que buscam facilitar o acesso ao crédito para o cliente, esse modelo de política oferece condições mais flexíveis para concessão de crédito. Por outro lado, suas cobranças são mais incisivas e proativas. O que envolve, por exemplo, encargos moratórios e ações judiciais rápidas.
Essa política, quando bem-organizada, pode trazer ótimos resultados. Por outro lado, pode gerar altos custos para a equipe do setor de cobranças.
Crédito rigoroso e cobranças liberais
Aqui acontece o oposto do modelo anterior, ou seja, a análise para concessão ou negação de crédito neste tipo de política é mais minuciosa. Assim, apenas clientes com bom histórico e reputação conseguem ter acesso ao crédito. Dessa maneira, o controle sobre as cobranças não terá muitos obstáculos para ser realizado.
Crédito rigoroso e cobranças rigorosas
Tanto a aprovação quanto o acompanhamento da cobrança contam com critérios rígidos de aplicação. Com esses dois lados bastante firmes, diminui-se o risco de inadimplência. Por outro lado, os volumes de venda e lucros vão ter mais dificuldade de aumentar.
Esse tipo de política é bastante comum em negócios com uma reputação impecável, que vendem imóveis e veículos de luxo, por exemplo. E que geralmente são mais seletivas e críticas na avaliação e escolha dos clientes.
Crédito liberal e cobranças liberais
Bastante comum no varejo de itens mais acessíveis, essa política funciona muito bem para negócios que precisam aumentar seu volume de venda. Mas é preciso estar atento aos meios de pagamento, porque isso pode demonstrar perda ou desaceleração de lucros.
A importância da política de crédito para o sucesso das empresas
Como podemos perceber, a política de crédito possibilita a empresa determinar critérios de avaliação de risco para concessão de crédito, o estabelecimento de taxas de juros, prazos e condições de pagamento. E também, definir os setores ou segmentos do negócio que receberão incentivos e facilidades de crédito.
Dessa forma, ela permite que as empresas ofereçam aos seus clientes a opção de comprar a prazo, o que pode aumentar as vendas e o faturamento da empresa. O que é especialmente importante para as empresas que vendem produtos ou serviços caros, pois muitos clientes podem não ter dinheiro suficiente para pagar à vista.
Além disso, uma política de crédito eficiente, permite a empresa montar uma carteira de clientes, baseada no perfil de cada um. Para saber exatamente a qual cliente é possível oferecer uma boa concessão de crédito, evitando prejuízos futuros.
Uma política de crédito e cobrança bem estruturadas oferecem garantias de redução de inadimplência, permitindo que a empresa conceda um volume de crédito maior e equilibrado, aumentando as vendas e a carteira de clientes de melhor qualidade.
Sendo assim, é possível afirmar que além de um recurso imprescindível para saúde financeira e lucratividade dos negócios, ela é fundamental para o sucesso das empresas.
Desse modo, é muito importante que ela seja cuidadosamente planejada e gerenciada para evitar que a empresa assuma riscos excessivos. Conceder crédito a clientes com alto risco de inadimplência pode resultar em perdas significativas para a empresa. Por isso, é fundamental que a empresa avalie regularmente a eficácia da sua política de crédito e faça ajustes conforme necessário.
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Todo esse trabalho de estruturação da concessão de crédito pode ser automatizado por ferramentas tecnológicas como o SIVEE, por exemplo, que permite o acesso a políticas já baseadas nas melhores práticas de mercado e a personalização da sua própria política de acordo com a necessidade do negócio.
A partir da automatização dos processos, a análise de crédito é mais assertiva, uma vez que a colaboração e a alta disponibilidade de informações em tempo real permitem manter os dados dos clientes sempre atualizados, efetivando uma análise minuciosa do perfil dos clientes e traçar estratégias mais eficientes para cada situação.
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