Nos últimos anos, a tecnologia cognitiva tem se destacado como uma das grandes promessas no…
Benefícios das APIs em softwares com IA
É cada vez maior o número de empresas na busca por tecnologias que ajudem a reduzir o risco de incidentes e falhas em seus negócios.
Grande parte das soluções escolhidas utiliza grandes volumes de dados como base para gerar informações sólidas e relevantes para a estruturação de planejamentos mais assertivos.

Como você já deve saber, o acesso a boas informações é uma vantagem para o alcance de objetivos e metas, pois auxiliam os gestores a estruturar ações mais efetivas em situações críticas, evitam problemas e até garantem ganhos, mesmo em momentos complicados.
Muitos sistemas que realizam projeções obtém informações a partir de dados da própria empresa.
No entanto, imagine se esses sistemas conseguissem gerar previsões com base em dados internos, mas também tivesse acesso a dados externos? Com certeza teríamos projeções mais contextualizadas, com garantia de maiores sucessos nas ações.
Existem aplicações que funcionam como pontes para que o seu software consiga obter informações externas e agregá-las às suas projeções, são as chamadas APIs.
Vantagens do uso de APIs em softwares com IA
Os softwares com Inteligência Artificial (IA) tem a capacidades de realizar tarefas que normalmente são realizadas por pessoas, o que possível graças a tecnologia adotada que fornece funcionalidades como por exemplo, percepção visual, reconhecimento de fala e até mesmo a realizar ou auxiliar a gestão na tomada de decisões.
Nesse sentido, os sistemas preditivos são modelos que usam IA para aprender padrões e diferenças de comportamento.
É a partir desse aprendizado, o motor cognitivo constrói regras para predizer como o cenário se comportará futuramente.
Assim, os cálculos e insights gerados pela plataforma podem sofrer alterações de acordo com as informações recebidas.
Justamente por isso que os pacotes de informações fornecidos pelas APIs são tão importantes para a construção das previsões.
As APIs (Application Programming Interface), nada mais são do que conjuntos de padrões de programação que permitem tornar acessível as funcionalidades de um sistema para outro.
Essa integração entre sistemas facilita a criação de softwares e aplicativos interativos, permitindo extrair e compartilhar dados com eficiência.
Entenda o uso de APIs na prática
Softwares com APIs tornam rotinas mais ágeis e funcionalidades mais eficientes. No entanto, você deve estar se perguntando, como exatamente isso pode ajudar a minha empresa a melhorar seus resultados?
Talvez você nem imagine, mas já que existem tecnologias que, quando associadas, podem gerar as informações que você precisa para obter vantagens competitivas no mercado.
Por esse motivo, muitas empresas vêm buscando plataformas preditivas, com APIs capazes de otimizar a precisão das previsões.
Outro atrativo é que esse tipo de tecnologia pode ser aplicado em qualquer setor da indústria.
APIs climáticas, como as da The Weather Company (IBM), integram dados ambientais aos sistemas preditivos, permitindo gerar insights estratégicos. Em setores como o de bebidas, por exemplo, essas tecnologias ajudam a prever impactos do clima no consumo, ajustar estoques, orientar compras, alocar mão de obra e aumentar a lucratividade ao reduzir erros e perdas.
Como usar eventos climáticos a favor do seu negócio
De acordo com um estudo da IBM, somente em 2017, ocorreram 330 eventos climáticos catastróficos, dos quais 31 resultaram em danos de mais de US$ 1 bilhão cada.

Sabemos que o clima exerce forte influência no cotidiano dos seres humanos, interferindo na produção de alimentos, na necessidade de aquecimento, nas taxas produtiva das safras e na eficiência das redes de energia e transporte.
É por isso que as APIs de clima da The Weather Company são usadas para gerar previsões para mais de 300 milhões de pessoas e milhares de empresas globais.
A The Weather Company é uma empresa IBM, especializada em tecnologia da informação para previsões do tempo.
Dessa forma, as APIs disponibilizam informações que podem ser utilizadas para ajuda a construir fluxos de trabalho inteligente.
Essa tecnologia não requer hardware especializado, software ou suporte de TI, embora a ajuda em tempo real da The Weather Company esteja sempre disponível.
“Você seleciona os pacotes de dados conforme suas necessidades, combinando informações de negócios e meteorológicas para gerar alertas, previsões, imagens do tempo e análises preditivas avançadas tudo isso apoiando decisões empresariais mais estratégicas.
Insights Completos e Necessários
Quando um sistema preditivo utiliza as APIs da The Weather Company, é possível gerar insights mais completos, relacionando condições ambientais que podem afetar a sua cadeia produtiva.
Portanto, você poderá prever se as mudanças climáticas afetarão o consumo de seus produtos e, consequentemente, suas vendas ou saber quanto e quando a empresa deverá adquirir insumos, por exemplo, com base em dados de safra, secas, geadas e fatores ambientais que possam influenciar na disponibilidade desses recursos. Não é fantástico?
A união dessas tecnologias também pode aumentar o engajamento da sua empresa com o público.
Já que os alertas de engajamento das APIs do The Weather Company, combinados com a IA, permitem que empresas em muitos setores entreguem mensagens personalizadas e oportunas para seus clientes.
Esse tipo de engajamento tem o poder de estreitar o relacionamento com o cliente, aumentando sua satisfação e fidelização.
Você também pode ter um sistema de análise preditiva robusto, com as APIs do The Weather Company. Basta entrar em contato com a Trade Technology, clicando aqui.
Essa solução te ajudará a ter planejamentos mais assertivos e assegurar a continuidade do negócio, mesmo em momentos de incerteza.