A convergência entre os sistemas OT (Operational Technology) e TI (Tecnologia da Informação) ‘tem sido…
Análise Preditiva: como dados podem prever o futuro?
Já imaginou saber todas as possibilidades de ganhos e perdas antes que elas possam acontecer?
Esse é o desejo de todos os empresários que buscam manter suas empresas competitivas e bem-sucedidas no mercado. Hoje, isso é possível com o uso de dados estruturados e uma boa plataforma preditiva.
A análise preditiva gera insights capazes de projetar situações futuras. Com isso, é possível embasar planejamentos mais assertivos e evitar transtornos causados por decisões ineficazes.
Dessa forma, a análise preditiva garante que os tomadores de decisão obtenham melhores resultados e estejam sempre um passo à frente do mercado.
Já que as previsões são baseadas em dados concretos, obtidos por meio de planilhas e bancos de dados da própria empresa.
A prática do uso de dados para a tomada de decisão tem sido usada há bastante tempo, seja para analisar o desempenho do negócio ou para entender ações passadas que possam refletir em suas metas e objetivos.
Para utilizar os dados a favor do negócio, as empresas optam por softwares e sistemas que possibilitem uma fácil visualização.
Algumas adotam ferramentas mais simples, como por exemplo, o Excel. Outras preferem sistemas mais dinâmicos como o Power BI.
Independentemente da escolha, é preciso ter um sistema assertivo e adaptado à empresa, para que a partir dos dados observados, bons resultados sejam alcançados.
O que é Análise Preditiva?
Em linhas gerais, a análise preditiva é uma área da estatística que usa dados para prever eventos futuros.
A partir de um histórico de dados, os Cientistas de Dados realizam modelagens, desenvolvem algoritmos, regras de negócio e usam técnicas de Machine Learning, para identificar probabilidades futuras em relação ao indicador analisado.
Atualmente, as empresas buscam sistemas e plataformas com tecnologias capazes de processar dados de forma mais rápida e assertiva.
O uso da Inteligência Artificial e a busca pela Transformação Digital se tornou indispensável para a evolução das empresas que precisam conquistar espaço e a fidelização de seu público-alvo.
Como um Sistema de Análise Preditiva impacta a sua empresa?
Existem várias formas de uma plataforma preditiva impactar seus negócios, mas podemos afirmar que a partir dela sua tomada de decisão será mais assertiva e seu planejamento estará mais adequado a sua realidade operacional e ao mercado.
Uma grande vantagem que podemos destacar é otimização de sua cadeia produtiva.
Com os insights preditivos, será possível desenvolver um planejamento mais efetivo em relação a aquisição de insumos, quantidade de produtos que deverão ser fabricados por período, adequação de mão-de-obra para períodos de alta demanda, compra ou troca de maquinário, escoamento da produção e muitos outras possibilidades.
A Inteligência Artificial presente nesses softwares também ajuda a identificar padrões de consumo, vendas e clientes, o que pode ser utilizado pelas equipes de marketing e comercial na hora de estruturar estratégias para atrair ou fidelizar o consumidor.
Assim como também, os sistemas preditivos podem ser utilizados para identificar possíveis perdas ou falhas de produção, fatores que levam à redução da qualidade e queda nas vendas.
Portanto, essa tecnologia pode ser aplicada na prevenção de problemas produtivos, bem como otimizar seus recursos e produtos.
Como uma plataforma de Análise Preditiva funciona?
Para que o sistema preditivo gere informações relevantes para o seu negócio ou para a finalidade que você deseja, os modelos utilizados devem ser escolhidos de forma adaptada aos dados e utilizados no treinamento da Inteligência Artificial pelo cientista de dados. O aprendizado de máquina será responsável por dar suporte à decisão.
O treinamento do motor cognitivo precisa de uma quantidade mínima de dados bem estruturados para gerar resultados.
Esses dados deverão ser disponibilizados pela empresa que deseja a solução. O cientista de dados realizará uma série de implementações, os chamados algoritmos, que vão validar as informações e identificar elas se comportam.
A partir disso, serão construídas regras para predizer seu comportamento futuro.
Todo esse processo deve ser realizado, antes que a plataforma esteja preparada para gerar previsões de forma autônoma.
No entanto, o sistema também pode extrair informações online, por meio de APIs, analisando fatores externos e otimizando os resultados de suas projeções.
APIs do Watson Weather Company IBM® e as Plataformas Preditivas
As previsões feitas pelas plataformas preditivas são possíveis devido ao uso de dados.
As APIs dão acesso online as informações armazenadas em outros sistemas, o que ajuda na criação dos insights vinculados a épocas do ano, sazonalidades ou emergências globais, como é o caso de instabilidades climáticas.
Os pacotes de informações fornecidos pela The Weather Company IBM são excelentes exemplos de como as APIs podem ajudar uma plataforma de análise preditiva a gerar insights cada vez mais objetivos, especialmente se o clima exerce uma grande influência em seus negócios.
A aplicação das APIs da The Weather Company em um sistema preditivo melhora sua exatidão.
Por exemplo, é possível cruzar informações de estoque com previsões de temperatura e precipitação obtidas pela API e, a partir disso, obter insights sobre quais produtos você terá mais sucesso de venda nos próximos meses.
É muito comum que redes de farmácia, sorveterias, lojas de vestuário tenham suas vendas muito afetadas pelas condições climáticas.
Empresas do setor de logística e agrícola também podem ser muito beneficiadas com essa tecnologia.
Além disso, com as APIs da The Weather Company, o seu sistema preditivo poderá emitir alertas e notificações de condições meteorológicas prejudiciais para o escoamento de seus produtos.
Outra aplicação possível está na geração de insights relacionados a utilização ou compra de insumos de acordo com o período do ano.
Essa tecnologia pode ser adaptada a um sistema existente ou estar presente em uma plataforma que já foi idealizada para recebê-lo.
A Trade Technology desenvolve sistemas preditivos personalizados, buscando sempre oferecer a melhor solução para atender as demandas de nossos clientes.
Utilizamos modelos estatísticos diversos, com machine learning e todo um conjunto de tecnologias em Inteligência Artificial. Somos Gold Business Partner IBM e, por isso, nossos softwares possuem o que existe de mais atual em tecnologia no mercado.
Como você pode ver, as plataformas de análise preditiva são favoráveis às empresas por fornecer estrutura para um crescimento sólido.
Você também deseja ter um software capaz de prever o futuro? Clique aqui e entre em contato conosco.