Skip to content

Como o Grupo RFK otimizou em 90% a compra de insumos

O cliente

Fonte: Grupo RFK.

Líder Regional no segmento de bebidas no Paraná e Mato Grosso do Sul, o Grupo RFK é formado pelas marcas Guaraná Refriko, Furioso Energy Drink, Hidratar, Cerveja Bamboa Puro Malte e Cerveja Moema.

O Grupo trabalha com o que existe de mais moderno e tecnológico quando se trata de fabricação de refrigerantes. Desenvolve uma boa mecânica de atendimento, venda e distribuição, tendo qualidade como seu principal foco.

Demanda

A principal demanda vinda do Grupo RFK era realizar a previsão e o controle do consumo de insumos, aliados aos serviços de realocação de matéria-prima, visando a administração da produção e a determinação de tudo o que deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata, reduzindo estoques e custos decorrentes.

O principal desafio para a implementação do Sistema Preditivo era a estruturação dos dados do ERP utilizado pelo Grupo RFK.

Solução

Fonte: Trade Technology.

A Trade Technology desenvolveu um modelo cognitivo com os módulos de previsão de vendas, controle de estoque, PCP, compras e logística, objetivando a otimização dos setores. 

O modelo cognitivo realiza previsões a partir de inteligência artificial e ciência de dados. Com algoritmos matemáticos de otimização linear e diversas outras ferramentas de análise, o software determina toda sequência de produção que a fábrica deve realizar durante um intervalo de tempo previamente definido.

O modelo adota referências como:

Fonte: Trade Technology.

O software faz previsões confiáveis sobre a demanda mensal dos produtos comercializados pela empresa, o gerenciamento estratégico da compra de insumos necessários para fabricação e todo o Planejamento de Vendas e Operações (SO&P).

Com ele, também é possível realizar o controle de todos os fornecedores, trazendo indicativos de eficiência, insights para otimização de rotina, situação da carga e progresso de entrega (entregue, em rota, pedido realizado e pedido não realizado). 

Resultados

  • A utilização do Sistema Preditivo trouxe otimização para os setores de Vendas, Produto Acabado, Previsão de Insumos e Gerenciamento do Grupo RFK. 
  • Com o software, o Grupo RFK otimizou em 90% a compra de insumos, gerando menos erros e custos para a empresa.
  • O Sistema preditivo aumentou a capacidade produtiva da fábrica, otimizou a logística de entrega de produtos e reduziu os custos com desperdícios.
Back To Top
Buscar