A convergência entre os sistemas OT (Operational Technology) e TI (Tecnologia da Informação) ‘tem sido…
Saiba o que é NOC e conheça suas vantagens
Atualmente, os ambientes de TI estão cada vez mais heterogêneos, utilizando soluções multi-cloud e necessitando se adaptar constantemente aos novos padrões exigidos pelo mercado.
Dar suporte a esses ecossistemas se tornou mais desafiador do que nunca, pois precisa haver alinhamento entre as mudanças contínuas e os requisitos de negócios a longo prazo.
A infraestrutura de TI deve acompanhar as demandas de mercado. Por isso, muitas empresas investem em atualização tecnológica, o chamado refresh.
Outras, reforçam ações de gerenciamento, implementando soluções que auxiliam na gestão e na prevenção de situações indesejadas, como é o caso da análise preditiva.
No entanto, uma estratégia indispensável para otimizar o desempenho, bem como garantir a segurança e o bom funcionamento da infraestrutura de TI é o NOC.
O serviço de NOC (Network Operations Center) desenvolve ações que monitoram os hardwares e softwares da empresa, o que ajuda a reduzir os custos e oferecer máxima disponibilidade do sistema.
O que é NOC?
A sigla NOC vem do inglês Network Operations Center, que significa Centro de Operações de Rede. Esse centro de operações é formado por diversos monitores, softwares de monitoramento e técnicos de TI que atuam com foco total em analisar status, monitorar e dar suporte ao gerenciamento da infraestrutura de TI.
Nesses terminais, é possível verificar aspectos determinantes para o funcionamento do sistema e seu desempenho, como: espaço de disco, utilização do processador, memória, banco de dados, falhas, temperatura do datacenter e até se houver falta de energia no ambiente.
A equipe de NOC deve ter proatividade para monitorar e resolvendo os problemas de forma independente, onde eles surgem, tomando medidas preventivas para garantir que transtornos não ocorram.
As equipes de NOC também estão fortemente envolvidas em ações de segurança de alto nível, como esforços de backup e recuperação de desastres, garantindo a continuidade do negócio para seus clientes.
Empresas que prestam, serviços de NOC acompanham o comportamento da rede e a disponibilidade de todo ambiente de TI.
A utilização do NOC terceirizado ajuda na redução de gastos e garante toda a tecnologia, atendimento e recursos necessários para o bom funcionamento do ambiente digital do negócio.
NOC interno ou NOC terceirizado?
Um NOC pode ser estruturado internamente, alocando recursos e profissionais especializados na função, ou ser desenvolvido por uma empresa externa.
Muitas empresas preferem terceirizar esse serviço, devido seu alto custo de estruturação interna. Imagine ter que contratar profissionais qualificados nível sênior, adquirir softwares e equipamentos caros para implantar um NOC dentro de uma empresa, a qual não possui foco nesse ramo de negócio. Esses quesitos tornam a contratação do serviço mais atraente para as organizações.
Com o NOC terceirizado, sua empresa não precisará ter uma equipe interna de TI muito grande, possibilitando que os profissionais dessa área possam focar no core business. Independentemente da sua escolha, ter um serviço de NOC é indispensável para o bom funcionamento e segurança de seus sistemas e softwares.
A melhor forma de escolher uma boa empresa prestadora do serviço de NOC é encontrar uma que ofereça um catálogo de serviços completo.
Ter vários prestadores de serviços e contratos diferentes dificultará a gestão e a otimização de sua Infraestrutura de TI. Com a centralização dessas ações em apenas um fornecedor, haverá mais facilidade para o gerenciamento e agilidade na resposta e prevenção contra incidentes.
Ter apenas uma empresa para gerenciar e cuidar de todos os serviços necessários para a manutenção e segurança de sua infraestrutura de TI aumenta a eficiência do serviço.
Porém, antes de contratar um NOC as a service, não esqueça de atentar para as políticas de boas práticas e a metodologia utilizada pela empresa prestadora.
Empresas de NOC que atuam com proatividade são sempre a melhor opção. A Trade Technology oferece serviços flexíveis e robustos de suporte e NOC, com emissão de alertas, análise agregada de eventos, relatórios com informações, recomendações e sugestões para otimizar o desempenho e a segurança de seu sistema.
Oferecemos também serviços de backup as a service, redes, cloud, banco de dados e suporte para toda sua estrutura de TI com equipamentos de diversos fabricantes como: IBM, Oracle, Cisco, Red hat, Linux, Microsoft, Lenovo, AWS, Google, Fortinet, VMWare, Veeam, entre outros.
Softwares e ferramentas para NOC?
O monitoramento é realizado por meio de softwares que automatizam o controle de recursos tais como servidores, ativos de rede, desktops e softwares. Existem diversas ferramentas no mercado parar o NOC, dentre eles estão opções como: Zabbix, Nagios, Moniti, Pandora, Cacti, PRTG, OPMON, HPE, OpManager, entre outras.
O Zabbix é um software de monitoramento que pode ser aplicado em redes, servidores, máquinas virtuais e serviços em nuvem. Ele possui uma interface otimizada que apresenta métricas de monitoramento importantes como: utilização da rede, carga da CPU, temperaturas, consumo de espaço em disco e qualquer informação pertinente para avaliar a infraestrutura de TI das empresas.
A principal vantagem do Zabbix está na facilidade em manipular objetos. Com ele, é possível criar os itens de cada porta uma única vez e salvá-los como template, que poderá ser usado para outros componentes iguais. Por exemplo, caso você precise monitorar o tráfego de rede de 20 Switches, será possível criar os gráficos apenas do primeiro switch e depois copiá-lo para os outros 19. Essa característica agiliza e otimiza a rotina de NOC.
Outras características do Zabbix são:
- Compatibilidade e suporte para a maioria dos sistemas operacionais: Linux, Solaris, HP-UX, AIX, FreeBSD, OpenBSD, NetBSD, Mac OS X, Windows, entre outros;
- Monitora serviços simples (http, pop3, imap, ssh) sem o uso de agentes;
- Suporte nativo ao protocolo SNMP;
- Interface de gerenciamento Web, de fácil utilização;
- Integração com banco de dados (MySQL, Oracle,PostgreSQL ou SQLite);
- Geração de gráficos em tempo real;
- Fácil instalação e customização;
- Agentes disponíveis para diversas plataformas: Linux,Solaris, HP-UX, AIX, FreeBSD, OpenBSD,SCO-OpenServer, Mac OS X, Windows 2000/XP/2003/Vista;
- Agentes para plataformas 32 bits e 64 bits;
- Integração com os Contadores de Performance do Windows;
- Software Open Source distribuído pela Licença GPL v2;
- Envio de alertas para: e-mail, Jabber, SMS;
- Scripts personalizados.