A convergência entre os sistemas OT (Operational Technology) e TI (Tecnologia da Informação) ‘tem sido…
Análise preditiva: o futuro em suas mãos
Pode ser que a capacidade de prever o futuro soe para você como o superpoder de um herói de quadrinhos, de um mago ou mesmo seja característica de um filme de ficção científica, mas a análise preditiva permite contar com dados futuros – e não é hoje.
Com a tecnologia de análise preditiva, gestores sem superpoderes também podem contar com essa valiosa opção.
Claro, nossa obsessão em prever o futuro não é de hoje.
Aliás, de fato, segundo historiadores, o calendário solar chinês, criado em 2637 a.C, já utilizava de “tecnologia preditiva”.
Ao prever mudanças climáticas, ou pelo menos, as estações do ano como conhecemos hoje.
O que é análise preditiva?
Atualmente, a análise preditiva já está entre nós e impacta nossas vidas cotidianamente.
Essa tecnologia está à disposição de indústrias dos mais diferentes setores e todas elas se beneficiam à sua maneira.
Quer um exemplo prático?
Após finalizar uma compra online você provavelmente já foi impactado por anúncios de produtos relacionados à sua compra, certo?
Isso ocorre porque um algoritmo com tecnologia preditiva levantou as probabilidades de que talvez você se interesse por esses outros produtos também.
Dados preditivos e a cadeia de suprimentos
Como o como o próprio termo sugere, essa tecnologia prevê dados importantes que impactarão toda a cadeia de suprimentos, a supply chain de qualquer empresa.
Utilizando de algoritmos e estatísticas, a análise preditiva reúne aprendizado de máquina, mineração e coleta de dados em tempo real que se traduzem em insights preciosos tanto para o futuro quanto para o tempo presente de empresas, especialmente as B2B.
Análise preditiva – O que você ganha com isso?
Já imaginou poder prever a necessidade de aumentar ou diminuir a quantidade de insumos ou matéria-prima em determinada época do ano, filial ou localidade específica de atuação da sua empresa?
Prever cenários futuros permite tomar decisões assertivas agora e se prevenir contra possíveis riscos ou mesmo mitigá-los.
Lembre-se que sua empresa gera dados o tempo todo, então, ao invés de colocá-los em planilhas confusas ou ainda utilizar papel e caneta para estudá-los, que tal deixar que a tecnologia faça esse papel de modo ágil e otimizado?
Desvendamos os segredos da análise preditiva de dados
Anteriormente, essa forma de análise estava confinada apenas a profissionais e especialistas técnicos. Porém, cada vez mais empresas tem adotado essa ferramenta poderosa para expandir sua marca em mercado cada vez competitivo.
A seguir, te contamos os segredos que fazem da análise preditiva de dados uma importante parceira da sua gestão.
A análise preditiva evita desperdícios e investimentos desnecessários
Poder acompanhar em tempo real como toda a sua cadeia produtiva se comporta é saber os níveis de cada insumo e quanto tempo será necessário até a reposição.
Dessa forma, é possível evitar desperdícios e investimentos, o que na prática representa economia e bom controle financeiro.
Informações como essa são absolutamente valiosas para que o seu planejamento estratégico como um todo seja um sucesso.
A chave para isso?
Dados coletados e estatísticas bem interpretadas.
Otimização de recursos
Sejam os seus recursos físicos, humanos ou financeiros, compreendê-los e saber usá-los da melhor forma diminui perdas ao passo em que aumenta a rentabilidade da empresa.
Com a análise preditiva, você é capaz de saber como e quais recursos repor do modo mais claro de acordo com cada situação.
Previsão de vendas
A análise de dados futuro aponta em quais períodos e dias específicos você terá picos de vendas e também quando haverá quedas.
O que tornam viável traçar estratégias tanto para momentos de alta no mercado e se preparar para eventuais retrações.
Assertividade na tomada de decisões
Basear decisões que cercam a gestão de uma operação em insights, isto é, informações geradas com base na análise preditiva de dados é como estar rodeado por dezenas de bons conselheiros.
A diferença é que a assertividade da análise preditiva de que estamos falando é muito menos falha do que a humana.
Ou seja, a análise preditiva de dados é ou não é uma grande aliada para uma gestão eficiente?
Conte com a análise preditiva e tenha vantagem sobre seus concorrentes
Os padrões de compra dos clientes e as tendências de mercado mudam constantemente;
Portanto, conseguir identificar essas mudanças de consumo com antecedência significa estar um grande passo à frente da concorrência.
Assim, é possível traçar estratégias tanto de melhoria de produtos quanto do seu próprio marketing, prevendo cenários futuros com informações vindas da análise preditiva.
Em conclusão: agora que desvendamos os principais segredos por trás da análise preditiva de dados, podemos concluir o quanto a sua empresa pode estar perdendo por ainda não ter a seu favor essa inteligência.
Mude essa realidade!
Conheça o Timezer, nossa inteligência artificial de análise preditiva, criado para quem não ter superpoderes mas sabe o tamanho da importância que informações sobre o futuro tem.
Esse artigo foi relevante para você?
Não deixe de nos seguir no Facebook, Instagram e Linkedin para mais conteúdos interessantes como esse.
Este artigo tem 0 comentários