Skip to content

Maringá, de cidade-jardim a polo de TI

Maringá encanta e não é de hoje. Desde sua fundação, em 1947, a cidade situada no noroeste paranaense, que traz na terra vermelha e nos cafezais muito de sua identidade, foi arquitetada pelo urbanista Jorge Macedo Vieira com um desafio: planejar uma cidade-jardim.  

Com avenidas e ruas largas, dividida por zoneamentos e adornada com paisagismo exuberante, Maringá é, com certeza, uma das cidades mais verdes do país, orgulho de todo maringaense, seja de nascimento ou de coração. 

Aliás, Maringá é terra de pioneiros que vieram de todas as partes do Brasil e também de outros lugares do mundo.

De fato, recebemos pioneiros do Japão, Alemanha, Portugal, Itália e continuamos recebendo a todos de braços abertos, em sintonia com seu tempo e com sede de inovação.  

Cidade universitária

Atualmente, Maringá conta com mais de mais doze instituições de ensino superior.

Entre as quais está a UEM, Universidade Estadual de Maringá, que figura entre as melhores universidades do país 

Além da UEM, estão aqui instituições de renome como Unicesumar e Feitep, especialmente indicadas para quem deseja estudar ou se atualizar na área de TI.  

Por ser uma cidade que atrai muitos universitários, a vida noturna na cidade é agitada e com opções para todos os gostos.  

Desse modo, entre barzinhos famosos que integram a zona 07, restaurantes e lounges, sem esquecer dos parques e baladas, os moradores mais novos de Maringá tem opções de sobra para se divertir.  

Maringá, a melhor cidade do Brasil para se viver

A qualidade de vida do maringaense se deve principalmente a dois elementos:

O custo de vida que chega a ser quase 40% menor quando comparado com São Paulo ou Curitiba. Incluindo aluguel, internet, luz e mercado.  

Assim também como o incentivo à vida saudável.

Seja pela quantidade de bosques e reservas florestais ou pelas próprias ações do munícipio, que incentivam o estilo de vida promovendo caminhadas, aulas de yoga ao ar livre e maratonas.

Eventos esses que já fazem parte do calendário da cidade.  

Com 430 mil habitantes, recentemente, Maringá foi eleita a melhor cidade para se viver pela consultoria Macroplan.

O ranking levou em conta diversos fatores sociais, entre eles: segurança, saúde educação e geração de emprego.   

E, nesse sentido, a cidade inicialmente planejada pra ser um jardim a olhos vistos, hoje se prepara para um salto em seu planejamento: se consolidar como polo de TI nacional.  

Maringá inova

A tecnologia encontrou em Maringá solo fértil para se desenvolver, tanto quanto a produção cafeeira nas décadas passadas.  

A Cidade Canção, como é conhecida, combina as condições ideais para isto.   

Aqui, poder público, sociedade civil e iniciativa privada planejam um futuro no qual a tecnologia é a força motriz.  

Atualmente, cerca de 130 empresas de tecnologia estão aqui e chegam a faturar juntas mais de 1 bilhão por ano.  

Desse modo, na contramão da pandemia que tem forçado demissões em massa, a área de TI em Maringá já abriga quase 5 mil pessoas.

E continua com dezenas de vagas abertas com médias salariais entre R$ 3.500 a R$ 8 mil, dependendo da função e grau de especialização. 

Outra prova dos avanços de Maringá nesse sentido é o próprio Parque Tecnológico de Maringá que está fase de instalação.  

Com a doação de um terreno de 170 mil m² por parte da prefeitura que irá concentrar e integrar as empresas do setor, criando assim nosso próprio Vale do Silício regional. 

Segundo conta o diretor de operações da Trade Technolog, Wellinton Filipe da Silva:

“Eu acredito no crescimento exponencial do setor, principalmente com a evolução do parque tecnológico. Maringá é um lugar muito promissor e a competitividade entre as empresas é positiva, pois promove o desenvolvimento e a entrega de serviços de alta qualidade. Maringá é uma cidade de Serviço então existe muita oportunidade. Além disso tivemos um crescimento enorme em nossa organização em meio a pandemia. O que precisamos fazer como empresa para crescer e ouvir o cliente e entender como podemos ajudar. A tecnologia é o meio. Estamos fornecendo serviço de pessoas para pessoas.”

Passado e futuro

Se era esse o futuro esperado pelos pioneiros para a cidade-jardim não sabemos.

Porém, podemos afirmar que hoje essa mesma cidade, mais velha e desenvolvida, semeia trabalho, oportunidades e crescimento para seus filhos. 

Assim, inspirada nas grandes metrópoles do mundo inteiro, entretanto, sem perder seu charme e tradição de cidade do interior. 

Para conhecer mais da tecnologia criada em Maringá, siga a Trade Technology no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar