Skip to content

A importância do gerenciamento de riscos nos projetos de TI

O sucesso na realização de um projeto de TI envolve diversos fatores e ações, que vão desde estratégias bem definidas e alinhadas em seu planejamento ao desenvolvimento das soluções e a execução das suas atividades de acordo com as necessidades do cliente. 
Contudo, muitas situações adversas podem ocorrer durante esse trajeto, como atrasos nas entregas, falha de equipamentos, entre outras, que além de afetar os resultados do projeto podem comprometer todo o trabalho, causando grandes danos e prejuízos.  
A realização do gerenciamento de riscos, a partir do planejamento é fundamental para evitar que isso aconteça. Falamos neste artigo sobre a importância desse processo nos projetos de TI e como ele é feito aqui na Trade. Confira a seguir! 

O QUE É O GERENCIAMENTO DE RISCOS

Apesar de um risco ser incerto, ele não é exatamente imprevisível, concorda? Afinal, qualquer coisa que possa afetar o êxito de um projeto, atrasando o cronograma, o orçamento, ou prejudicando de qualquer outra forma seu desempenho e sucesso, é um risco. 

Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos riscos em projetos inclui os processos de condução do planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, implementação das respostas e monitoramento dos riscos. 

Ou seja, além de auxiliar na identificação de vulnerabilidades, é possível quantificar e qualificar o risco, reduzindo a probabilidade e o impacto de eventos negativos e aumentando a probabilidade e o impacto de eventos positivos. 

Leia também: A importância de realizar a gestão de vulnerabilidades na sua empresa 

A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE RISCOS NOS PROJETOS DE TI 

O gerenciamento de risco é fundamental para o sucesso de um projeto. Afinal, ele assegura que a gestão e a equipe envolvidas no trabalho estejam um passo à frente de possíveis eventualidades e riscos que possam comprometer a sua execução e entrega.
Dessa forma, caso aconteça algo fora do planejado é possível contar com um plano de ações pré-definidas para determinada situação, minimizando riscos e danos. E possibilitando a otimização de tempo e recursos investidos no projeto.  

COMO FAZER UM BOM GERENCIAMENTO DE RISCOS 

Agora que você já entendeu a importância do gerenciamento de riscos para executar um projeto de sucesso, confira as etapas necessárias para implementar o processo na sua gestão. 

  • Planejamento: defina os métodos e as ferramentas que você pretende adotar para gerenciar os riscos de determinado projeto em conjunto com os profissionais envolvidos nele. Em seguida, documente tudo em um plano de gestão e faça revisões no decorrer do projeto;
  • Identificação: realize o mapeamento dos riscos que rondam seu projeto. Descreva as características desses riscos e busque levantar informações relevantes sobre eles (causas, atividades afetadas, probabilidade de acontecer etc.);
  • Avaliação: após identificação dos riscos, avalie a prioridade com que cada risco deve ser tratado. Recorra a diversas fontes para determinar esses valores, também podem ser incluídos fatores como impossibilidade de detecção de cada risco;
  • Análise de riscos: análise os riscos pensando qual o impacto que causará na organização e qual a probabilidade que ele aconteça; Qualitativa: considere a probabilidade de ocorrência e o impacto que cada risco pode ocasionar;
    Quantitativa: avalie em números os impactos que os riscos identificados podem causar ao seu projeto. Por exemplo: quantificar o tempo de atraso que o seu projeto pode sofrer caso determinado risco se concretize; ou então o prejuízo financeiro, o custo a mais com mão de obra, etc;
  • Planejamento de respostas: defina quais ações serão tomadas caso o risco se concretize. Pense em como essa ação pode impactar a empresa e trace uma boa estratégia. Compartilhe esses planos com a equipe. As ações podem estar relacionadas a mitigar, prevenir, melhorar, compartilhar ou transferir; 
  • Implementação das respostas: coloque em prática os planos de ações para enfrentamento dos riscos. Detalhando com exatidão a forma, o prazo e os responsáveis pelas medidas de tratamento definidas;
  • Monitoramento dos riscos: acompanhe o grau de exposição do projeto aos riscos, visando garantir que os processos estão sendo executados de acordo com o planejamento feito com base nos riscos, e se está surtindo o efeito desejado; 

COMO A TRADE FAZ O GERENCIAMENTO DE RISCOS DOS SEUS PROJETOS 

Todos os projetos de Infraestrutura da Trade passam por uma análise de riscos durante o planejamento junto com a equipe técnica e o PMO (escritório de projetos).
Os riscos são levantados, analisados e planos de ação são determinados e monitorados durante toda a execução do projeto, garantindo a qualidade nas entregas e resultados de projetos. Além de diversos benefícios como: 

  • Redução de surpresas indesejáveis; 
  • Melhoria no planejamento, desempenho e eficácia; 
  • Melhoria nas relações com as partes interessadas; 
  • Melhoria das informações para a tomada de decisão; 
  • Responsabilidade, garantia e governança; 

E lembre-se: projetos bem-sucedidos são aqueles respaldados por planos excelentes, e a gestão de riscos é uma parte fundamental da etapa inicial do processo de planejamento.
Conte com um time de profissionais especialistas, capacitados para entregar a solução ideal para o seu negócio. Fale conosco e conheça os mais sobre nossos serviços e soluções em TI. 

Leia também: PMO: tudo sobre a gestão eficiente de projetos

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar