Skip to content

Automação inteligente: o que é RPA?

Conheça o RPA, a tecnologia que automatiza processos repetitivos e padronizados, imitando a atividade humana em trabalhos computacionais, com 100% de assertividade.

A tecnologia RPA (Automação robótica de processos) é um software que simula a execução humana de trabalho repetitivo. A partir dela é possível automatizar diferentes atividades do negócio em diversos segmentos de mercado.

O RPA é uma força de trabalho digital, inteligente, capaz eliminar erros e inconsistências de qualquer processo, aumentando a velocidade de execução.

Fonte: Freepik.

Essa solução possui grande potencial estratégico, pois pode ser programada para executar tarefas padronizadas em diferentes setores. Com o RPA é possível orquestrar fluxos de trabalho, gerenciar conteúdos, capturar dados, realizar consultas multitelas para tarefas de cobrança, atualizar informações no sistema, confirmar negociações, processar solicitações e tarefas de subscrição.

Por que automatizar?

A automação é uma excelente alternativa para otimizar seus fluxos de processos. Existem tarefas que tomam bastante tempo do funcionário durante sua execução, bem como necessitam de atenção redobrada, pois um erro pode comprometer todo o trabalho.

O RPA pode ser utilizado para garantir a assertividade e também reduzir custos. No entanto, a economia não vem apenas da redução do tempo de execução das atividades, mas também da melhor utilização da mão de obra.

Fonte: Pixabay.

Uma boa estratégia é aplicar o RPA em processos para liberar mão de obra  e realocar os colaboradores para atividades que necessitem de maior raciocínio e tragam melhores resultados para a empresa.

O RPA também ajuda na integração entre sistemas, pois ele pode ser usado para alimentar as mais diversas plataformas e bancos de dados. Sua programação faz com que esse processo seja realizado de forma segura e precisa, inviabilizando o erro na execução da atividade a qual foi programado.

Com o RPA a empresa ganha mais eficiência e qualidade em seus processos, bem como aprimora seus requisitos regulatórios, uma vez que todas as ações são controladas e documentadas, o que ajuda na conformidade com as normatizações e requisitos, internos e externos, de auditoria e compliance.

O RPA pode ser programado para trabalhar 24×7, durante todos os dias do ano. Além de ser altamente disponível, a solução é escalável, podendo ser adaptada de acordo com as necessidades do seu negócio.

O que automatizar?

Fonte: Feepik.

Existem diversas formas de melhorar o desempenho das empresas e eliminar gargalos, um deles é a automação. Quando se automatiza os processos certos, a sua empresas tende a se tornar cada vez mais assertiva, ágil e eficiente. 

Existem vários processos que podem ser otimizados, por isso antes de investir em soluções de automação, é de suma importância ter um especialista mapeando os processos e identificando os pontos chave para melhorar o fluxo de trabalho. A partir disso, o RPA pode trazer mais autonomia aos setores.

O RPA é uma excelente alternativa para tornar mais eficiente e ágil o atendimento ao cliente. Com ele, é possível realizar suporte por e-mail ou chat. Além disso, existem algumas soluções como a WDG automation que possuem inteligência artificial integrada, abrindo um leque de possibilidade para a ferramenta.

Conheça o RPA da WDG Automation

Nem todo RPA possui Inteligência Artificial (IA) integrada, o que torna empresas com essa tecnologia mais bem vistas no mercado. A WDG Automation é uma empresa brasileira especializada em RPA, que foi recentemente adquirida pela IBM.

A WDG Automation oferece uma solução diferenciada, pois sua plataforma permitem o rápido desenho de novos robôs e a instalação destes em máquinas ou servidores de forma automatizada e segura.

Sua ferramenta de desenho é única, pois possui uma funcionalidade chamada WDG Studio, um avançado sistema de gravação que monitora tudo o que o usuário faz, interpreta estas ações e cria um script que possa, posteriormente, reproduzir estas mesmas ações.

Além disso, a ferramenta não precisa de qualquer integração com sistemas
existentes ou aplicações que sejam usadas como parte do processo automatizado.

A gestão dos robôs é feita por meio de uma interface centralizada, que facilita a gestão dos processos. Um dos grandes diferenciais do RPA da WDG é o processamento e análise de voz em linguagem natural, que permite a criação de diálogos de voz de forma simplificada, através de um assistente, dentro da própria ferramenta.

Automação com identificação de voz

Fonte: Shutterstock.

A WDG Automation é uma plataforma completa, pois além da inteligência artificial, ela ainda possui tecnologias como Chatbot, URA, Linguagem Natural. A partir disso, é possível usar essa solução de RPA para realizar atendimentos por voz. 

Isso é possível porque o RPA da WDG Automation possui integração com diversos sistemas de telefonia do mercado. Portanto, com essa solução é possível automatizar ações como: atendimento ao cliente para emissão de segunda via de boletos, prorrogação de prazos de pagamento, agendamento de consultas, alteração de planos de serviço e requisição de documentos, entre outros. 

Existe também a opção de utilizar o RPA para realizar a triagem dos chamados, de acordo com a demanda do cliente, direcionando a solicitação para o atendente mais apropriado para resolver a demanda.

A Trade Technology é Gold Business Partner IBM, por isso oferecemos a plataforma WDG Automation. Contamos com uma equipe técnica multidisciplinar, altamente treinada e experiente para garantir o melhor processo de implementação da solução, assim como alta performance de funcionamento. Entre em contato para saber mais.

Back To Top
Buscar