Skip to content

Maringá: o polo de tecnologia mais promissor do Paraná

Você sabe por que muitos profissionais escolhem vir para Maringá? Situada no Noroeste do Paraná, Maringá é uma cidade de clima Tropical cheia de encantos. Em suas arborizadas ruas, encontramos os mais belos cenários para aproveitar bons momentos em família ou com os amigos.

Maringá possui diversos atrativos, como suas feiras, parques, shoppings, bares e restaurantes. Existem também vários espaços para a prática de esportes ao ar livre. A Prefeitura incentiva a população ter uma vida mais saudável e ativa.

Imagem: Prefeitura de Maringá – PR.

Em 2019, Maringá foi eleita a 2ª melhor cidade do Brasil para se viver com até 500 mil habitantes, segundo o estudo realizado pela Marcoplan. Neste estudo foram considerados aspectos como: saúde, educação, segurança, saneamento e sustentabilidade. Além de ser um excelente local para se viver, Maringá também é considerada polo de TI no estado do Paraná.

Segundo o presidente da Assespro Paraná, Adriano Krzyuy, o estado apresentou um saldo positivo para o setor de tecnologia neste ano de 2020, mesmo com a pandemia. Adriano também destacou que o crescimento não se concentrou na capital, e que Maringá está entre os municípios que mais realizou admissões, liderando o ranking de vagas de emprego para a área de TI em julho.

Por esses e tantos outros motivos, todos os anos Maringá atrai um grande número de novos habitantes. A equipe da Trade Technology, por exemplo, é multicultural, formada por pessoas vindas de diversos lugares como: Mato Grosso do Sul, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, paranaenses de outras cidades e São Paulo. Como é o caso de nosso colaborador Renato Toniolo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maringá.

Renato, 29 anos, veio para Maringá por causa de uma oportunidade como Especialista em monitoramento de TI na Trade Technology. Ele morava em São Paulo e, na época, sua filha havia completado 1 ano de idade. Ele considera a filha uma das principais motivações para sua mudança. Perguntamos a ele quais os principais benefícios encontrados ao vir morar em Maringá, ele respondeu:

“Principalmente a qualidade de vida. Saber que poderia criar minha filha em uma cidade agradável e que passaria mais tempo perto dela, algo que eu não conseguia fazer em São Paulo. Maringá é uma cidade mais verde, mais acolhedora, mais segura e me proporcionou a condição de conhecer a rica região do Paraná.” – Renato Toniolo

Além de ser uma cidade tranquila para criar os filhos, Maringá também é considerada uma excelente opção para quem busca agitação. Nosso Analista de Departamento Pessoal, Diego Rodrigo Borges de 27 anos, veio de Cianorte e se apaixonou por Maringá. Diego afirma que:   

“Maringá é bem agitada, com muitos barzinhos, restaurantes, choperias e repleta de diversidade. É uma cidade jovem e acolhedora, um lugar fácil de fazer amizades. Hoje posso dizer que me sinto muito realizado em Maringá.” – Diego Borges.

A Analista de Recursos Humanos da Trade Technology, Silvana Almeida, também foi acolhida por Maringá quando escolheu a cidade para fazer sua Graduação e iniciar sua carreira profissional na área de TI. Silvana comenta que:

“Quando concluí minha graduação em pedagogia, estava em busca de uma colocação no mercado e consegui uma excelente oportunidade para entrar no mercado de TI por causa das iniciativas do Arranjo Produtivo Local de Software de Maringá.”- Silvana Almeida.

Ela complementa:

“Em Maringá existem muitas iniciativas para fomentar a área de pesquisa e inovação em tecnologia. São diversos grupos e organizações sem fins lucrativos, como o Maringá Agile por exemplo, que realiza ações semanais como Meetups e Webinars para promover debates em prol do conhecimento. A Trade Technology, inclusive, desenvolveu ano passado um evento em parceria com a UNIFCV, buscando estimular e abrir as portas para estudantes da área de TI, que queiram iniciar suas carreiras.”- Silvana Almeida.  

Wellinton Filipe da Silva. Fonte: Trade Technology.

Como você pode ver, Maringá é a cidade ideal para quem busca um bom lugar para morar e estruturar uma carreira na área de TI. Foi aqui que o Catarinense, Wellinton Filipe da Silva de 33 anos, consolidou sua brilhante carreira.

Wellinton chegou em Maringá há 4 anos para assumir a função de Gerente de Projetos em TI na Trade Technology e hoje, atua como COO na empresa. Ao perguntarmos o que ele acha de Maringá, ouvimos uma enfática afirmação:

“De todas as cidades que eu já morei, Maringá é a melhor! Mesmo com a ausência de alguns familiares, ainda considero o meu lugar ideal.”- Wellinton Filipe da Silva.

Também perguntamos como ele vê a área de TI na cidade hoje. Wellinton respondeu que acredita no crescimento exponencial do setor, principalmente com a abertura do parque tecnológico. Para ele, Maringá é um lugar muito promissor e a competitividade entre as empresas é positiva, pois promove o desenvolvimento e a entrega de serviços de alta qualidade.

O que podemos observar nos relatos presentes nesse texto é que Maringá acolheu todos que aqui chegaram, proporcionando-lhes uma vida com qualidade, segurança e perspectiva de futuro. Se você é da área de TI e busca boas oportunidades para sua carreira, saiba que Maringá é o lugar certo para o seu desenvolvimento profissional.

Back To Top
Buscar