Skip to content

O valor de investir em inovação tecnológica nas empresas

Inovar é trazer ao seu negócio algo original e eficaz, buscando causar um impacto significativo no mercado ou na sociedade. A inovação ocorre por meio produtos, processos, serviços, modelos de negócios mais eficazes e uso de tecnologias.

Digamos que o seu produto é bom e tem mercado, então você sabe que pode lucrar mais com ele. Entretanto, talvez essa constatação ainda não tenha sido alcançada pela falta das ferramentas necessárias para atingi-la. A utilização de tecnologias pode garantir ao seu produto, ou serviço, diferenciais competitivos para conquistar novos públicos.

Fonte: Freepik.

O investimento em tecnologia, aliado a uma gestão correta, garante uma boa logística para o cumprimento de prazos e potencializa a qualidade dos produtos. Estas medidas influenciam diretamente na satisfação do usuário, que reflete na imagem da empresa.

A imagem de uma empresa é construída por aquilo que ela oferece aos clientes. Esses valores devem ser compreendidos como critérios tão importantes quanto os preços. O fato é que, toda cadeia produtiva tem como foco atingir o consumidor final, e devido ao acesso à informação, este público está cada vez mais exigente.

A importância da tecnologia para as empresas 

Vivemos um momento em que a transformação digital está mudando os  comportamentos e a dinâmica do varejo e consumo. Isso se deve a recorrente atualização tecnológica. Portanto, uma empresa que se apresenta de forma antiquada e cheia de processos obsoletos, vende uma imagem igualmente negativa.  

Para acompanhar as tendências de mercado, é importante manter sua empresa atualizada em relação às tecnologias e os benefícios que elas podem trazer. Empresas tecnologicamente modernas se tornam mais produtiva e geram mais oportunidades de negócios. Infelizmente, ainda é possível encontrar receios na hora de investir nessas soluções. 

Existem empresários que encaram a aquisição de tecnologia como um custo desnecessário. Entretanto, essas ferramentas devem ser primeiramente compreendidas como recursos para o desenvolvimento da empresa, e que verbas destinadas a evolução tecnológica da organização retornarão como resultados futuros. 

A falta de interesse em inovação tecnológica, faz com que a empresa não desenvolva soluções funcionais para suas demandas internas e externas. Este tipo de atitude a torna mais suscetível, passando a maior parte do tempo “apagando incêndios”, enquanto isso, os concorrentes crescem e conquistam públicos, ávidos por novos produtos e soluções. 

Fonte: Freepik.

Não abrir os olhos para a importância do investimento em tecnologias atuais certamente não ajuda economizar, mas sim, a ficar para trás na competição por mercado. 

Segundo o estudo Índice de Inteligência Empresarial 2019, realizado pela Zebra Technologies, 36% das empresas latino-americanas estão implementando suas soluções tecnológicas em toda organização, e 90% das participantes têm pretensão de incrementar investimentos em tecnologia nos próximos dois anos. 

Esse grande interesse em adquirir soluções tecnológicas se deve à relevância em obter vantagens competitiva e maximizar lucros. Segundo o levantamento desenvolvido pela ServiceNow, empresas automatizadas têm seis vezes mais probabilidade de aumentar suas receitas, em relação às que investem pouco em automação. Além disso, até 2023, 80% das organizações que usam IA para comércio digital alcançarão pelo menos 25% de melhoria na satisfação do cliente, receita ou redução de custos. 

Dados da Sales Force, também mostram que o uso de inteligência artificial tem um forte impacto na vendas de produtos, sendo que 83% das empresas entrevistadas reportam aumento da retenção de clientes e aumento de 74% na velocidade de vendas.

Além do impacto com o público, de acordo com um levantamento do Gartner, empresas de varejo estão adotando IA para melhorar o gerenciamento da cadeia de suprimentos, detecção de fraude ou anomalias. 64% dos grandes varejistas estão usando ou planejam usar a IA para desenvolvimento e seleção de produtos, e 60% estão usando ou planejam usar a tecnologia para melhorar os preços.

Existe uma gama de possibilidades para aplicação de tecnologia em todos os setores, por isso o mundo está investindo cada vez nessas soluções. O Guia Mundial para Gastos em Sistemas de Inteligência Artificial da International Data Corporation (IDC), mostra que em 2019 foram gastos aproximadamente $37,5 bilhões de dólares, e esse valor vai aumentar ainda mais. Estima-se que em 2023 os gastos com sistemas de IA atingirão $ 97,9 bilhões de dólares, mais que o dobro gastos em 2019. Acompanhar este fluxo é uma questão de sobrevivência no mercado.

Benefícios de 5 tecnologias aplicadas a indústria:  

Fonte: Freepik.
  • Automação de processos: tecnologias voltadas a automatizar processos aumentam a produtividade e a padronização de produtos e serviços. Além de garantir o melhor aproveitamento de tempo e controle na produção; 
  • Infraestrutura de TI: possibilita ampliar a quantidade de dados armazenados, garantindo segurança e eficiência ao manipulá-los. Um armazenamento adequado de dados garante à empresa o embasamento necessário para seus negócios, inclusive, evoluir e explorar novas possibilidades, como implantação de softwares diferenciados e sistemas que utilizam inteligência artificial; 
  • Softwares de controle: caso o sistema esteja conectado à internet, pode ocorrer o monitoramento 24h por dia, 7 dias por semana apenas com o uso de celulares, notebooks e qualquer dispositivo com acesso à rede; 
  • Inteligência de negócios: o Business Intelligence é utilizado para gerar insights aplicados ao seu negócio. Para isso, são necessárias uma quantidade de dados que serão analisados e organizados de uma forma que facilite a visualização do gestor, que terá um embasamento mais sólido para tomar decisões; 
  • Soluções com Inteligência Artificial (IA): proporcionam uma redução drástica de erros e retrabalhos. A falta de assertividade pode gerar problemas para a logística de uma empresa, o que reflete diretamente nos setores comercial e financeiro. Softwares que utilizam IA reduzem custos e de desperdício. Dentro desta classificação ainda temos os sistemas de análise preditiva, que utilizam dados para gerar respostas precisas sobre o futuro de uma empresa. Eles são muito utilizados para evitar prejuízos, garantir estratégias efetivas internas e externas – atingir o cliente. 

O primeiro passo 

Fonte: Freepik.

Um ato importante é olhar para dentro do seu negócio e se perguntar que procedimentos podem ser potencializados, pois, estão ou parecem ultrapassados. Porém, para iniciar corretamente este processo de modernização empresarial, é necessária ajuda profissional.

Caso busque inovar tecnologicamente na sua empresa, entre em contato com a Trade Technology. Nós possuímos serviços de consultoria, infraestrutura e soluções de inteligência cognitiva para otimização de processos e predição. Somos uma empresa diferenciada, devido nossa metodologia de trabalho, cuidado com o cliente, equipe altamente qualificada e preparada para qualquer desafio. 

Back To Top
Buscar