Skip to content

10 benefícios do uso do RPA em empresas

O RPA (Robotic​ Process​ Automation) é uma tecnologia utilizada para automatizar processos repetitivos e padronizados. Esses robôs imitam a atividade humana em trabalhos computacionais como: preenchimento de planilhas, envio de e-mails, realização de cálculos, reconhecimento de imagens, emissão de relatórios e alimentação dos mais diversos sistemas.

Fonte: Shutterstock.

A solução RPA pode ser implantado em qualquer setor que que utilize recursos computacionais, basta existir uma tarefa padronizada. Sendo assim, essa tecnologia se adapta aos setores públicos e privados, no contexto indústria, comercial, área de saúde, cooperativas, bancos, seguradoras, financeiras, entre outros.

Outras funções em que podemos aplicar o RPA estão relacionadas a serviços financeiros, contábeis, logísticos, administrativos, recursos humanos, estoque, compras, SAC e processos em todos os setores que estejam enquadrados aos pré-requisitos.

O processo de automação é possível graças a elaboração de scripts que serão executados pelo RPA. Os robôs são programados para seguir fielmente as instruções, podendo realizar suas tarefa até 5x mais rápido do que um ser humano. Além disso, são 100% precisos em suas funções e registram todas as ações, tornando-as rastreáveis.

Os principais benefícios do RPA para os negócios

Fonte: Freepik.

Acredito que você já tenha identificado vários benefícios que podem ser adquiridos ao implantar a solução de RPA no seu negócio. Porém, para evidenciar essas vantagens, preparamos uma lista contendo 10 benefícios obtidos a partir do uso do RPA:

  1. Aumento de produtividade: O robô realiza tarefas até 5x mais rápido que um ser humano. Além disso, trabalha em alta performance com grandes quantidades de dados.
  2. Escalabilidade: É possível ajustar o número de robôs de acordo com a demanda da sua empresa.
  3. Padrão de qualidade:  O RPA mantém o padrão de qualidade nas tarefas que foi programado para desenvolver.
  4. Redução dos erros de processamento: O RPA segue fielmente um script, por isso não existe o risco de erros na execução das tarefas.
  5. Integração com sistemas: O RPA otimiza a integração de aplicativos e sistemas existentes sem a necessidade de criar APIs customizadas ou usar software de integração dispendioso.
  6. Disponibilidade: O RPA pode ser programado para realizar as tarefas em períodos agendados ou 24 horas por dia, durante o ano inteiro.
  7. Redução de custos: Faça mais em menos tempo. Atua em tempo integral, em alta performance, com altos volumes de dados e demandas.
  8. Foco no core business: O RPA deixa os colaboradores livres para se concentrarem em tarefas que exijam mais raciocínio e que garantam mais resultados para a empresa. Com isso, você terá mais pessoas focando em estratégias para impulsionar o negócio.
  9. Controle em tempo real: O RPA permite flexibilidade no dimensionamento das operações e ajuda a obter acesso em tempo real aos dados, independentemente da localização dos funcionários.
  10. O RPA melhora o compliance da empresa: Todas as ações executadas pelo RPA são rastreáveis, o que facilita processos de auditoria e compliance. Característica essencial para empresas que buscam estar de acordo com a Lei de Proteção de Dados (LGPD).

Como o RPA otimiza o tempo?

O RPA melhora a fluxo de trabalho das empresas, pois permite a execução de projetos diferenciados em curto espaço de tempo e com retornos consideráveis sobre o investimento. Porém, você ainda deve ter dúvidas de como, de fato, o RPA otimizará o tempo para a sua empresa.

Fonte: Pixabay.

Veja bem, o RPA é um funcionário que trabalha 24 horas por dia, 365 dias por ano, de forma totalmente eficaz. No entanto, a otimização do tempo não se dá apenas pelas horas trabalhadas, mas também pela quantidade de trabalho que se pode executar.

Vamos supor que a Joana do administrativo esteja envolvida em 10 processos, sendo que 2 deles estão relacionados ao preenchimento e envio de planilhas e representam 30% da carga total de trabalho dela. Ao usar o RPA para automatizar esse 2 processos padrões, Joana passará a ter 30% de tempo disponível para se envolver em novas atividades ou em outras que exijam maior raciocínio.

Agora, imagine que isso pode ser refletido em toda a empresa. Implantando a solução de RPA, o exemplo de otimização de tempo da Joana poderá se repetir com dezenas de funcionários, de diversos setores como: administrativo, recursos humanos, financeiro, atendimento ao cliente, entre outros.

A otimização do tempo gera impacto direto na organização estratégica da empresa e reflete em seus resultados. Lembre-se que o foco da robotização não é eliminar os seres humanos de suas funções, mas sim, deixá-los livres de atividades que não precisam de raciocínio e direcionar essa capacidade cognitiva para tarefas e ações mais estratégicas.

A pesquisa “Automation with Intelligence”, realizada em 2019 pela Deloitte, mostrou que para projetos de RPA, as empresas apresentam uma expectativa média de retorno em 15 meses, entretanto, elas já constataram o retorno em apenas 9 meses. Nessa mesma pesquisa, os principais benefícios apontados pelas empresas entrevistadas foram: aumento de produtividade (73%) e redução de custos (60%).

O RPA é uma excelente alternativa quando bem aplicado. Pode ser o ponto inicial para elevar o nível de eficiência do seu negócio. A Trade Technology trabalha com uma consultoria personalizada para empresas que buscam mais eficiência em seus processos e a Transformação Digital

Qual a melhor solução de RPA?

Enquanto algumas soluções em RPA disponibilizam poucas dezenas de robôs, outras podem disponibilizar milhares deles. Do mesmo modo, a quantidade de pessoas com acesso para desenvolver o projeto pode ser limitada em função do tipo de licença que for adquirida.

Algumas soluções em RPA carecem de uma equipe de desenvolvedores com maturidade neste tipo de tecnologia, em contrapartida, outras soluções têm um modelo de trabalho mais simples, o que permite que a equipe de negócios possa elaborar seus próprios robôs.   

Portanto, a escolha da plataforma para a produção do RPA é decisiva. Segundo a classificação da Ovum TMT intelligence, as  ferramentas mais bem pontuadas em relação ao desenvolvimento de RPA’s para o mercado, são a Blue Prism, a UiPath e, principalmente, Automation Anywhere. 

Essa avaliação foi baseada em aspectos como: a tecnologia ofertada, a escalabilidade, a segurança, o investimento total, a facilidade em usar e controlar a ferramenta, a melhor experiência de vendas, a melhor oferta de manutenção e suporte, também o tempo de implantação.

A Trade Technology usa a plataforma Automation Anywhere. Por sermos Gold Business Partner IBM, disponibilizamos aos nossos clientes o que há de mais atual em tecnologia. Contamos com uma equipe técnica multidisciplinar, altamente treinada e experiente para garantir a qualidade de nossas entregas. Entre em contato conosco e saiba mais.

Back To Top
Buscar