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Inteligência artificial: 5 vantagens e soluções para o varejo.


Você já imaginou o que
a inteligência artificial (IA) pode fazer para o seu negócio?
 
A transformação digital está por toda a parte, inclusive nas indústrias, meios de produção e áreas de negócio. – Seja na comunicação, nas atividades do dia a dia ou nos apps de mensagens.

Logo, a adoção de estratégias e recursos que envolvem inovação e tecnologia, como o uso da IA, tornou-se uma grande aliada das empresas que buscam se destacar no mercado. Segunda o Índice Global de Adoção de IA de 2022, levantado pela IBM, 41% das empresas brasileiras relatam que já usam inteligência artificil em suas operações comerciais e 34% das empresas relatam que estão explorando o uso dela. 

A inteligência artificial abrange diferentes tecnologias, incluindo análise preditiva e machine learning, que podem ser implementadas com o uso de softwares de diversas maneiras. – Conectando setores, dados e informações.Seja para processar, coletar e interpretar dados, ou para prever, estimar, familiarizar e ajudar no crescimento dos negócios.
 
De qualquer modo, as soluções com IA permitem produções mais eficientes e experiências mais vantajosas aos clientes, possibilitando ganhos ainda mais significativos, em qualquer área de negócio. 
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Leia também: 5 passos para implantar com sucesso uma IA

Neste post, listamos 5 vantagens e soluções que a IA pode oferecer para o varejo. Mas antes vamos entender melhor o que é a inteligência artificial. 

Inteligência artificial ou IA: é uma disciplina com pouco mais de sessenta anos, que é um conjunto de ciências, teorias e técnicas — incluindo a lógica matemática, estatística, probabilidades, neurobiologia computacional, ciência da computação — que visa imitar as habilidades cognitivas de um ser humano.

Podemos defini-la então, como a capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos: aprender, perceber e decidir quais caminhos seguir, de forma racional, diante de determinadas situações.  

Utilizar a inteligência artificial no varejo é criar novas experiências para os clientes e personalizar o atendimento. Entre as diversas vantagens e soluções que IA oferece para o varejo, podemos destacar:  

1. Gestão de estoque 

Sempre existe o produto do momento, que gera desejo e vira febre entre os consumidores. E sabemos que quando ele sai de estoque, podemos enfrentar quedas bruscas no faturamento. A IA resolve esse problema com a gestão de estoque, avisando antes que essa compra precisa ser feita.

Se você é uma rede de varejo, sabe da importância de ter essa informação acessível. Afinal, se você não conhece a recorrência de vendas de um produto em determinada loja da sua rede, você não consegue realizar a distribuição do mesmo de acordo com o potencial de vendas de cada loja.  Com o uso da IA você vende o que realmente interessa ao público e garante que o produto mais desejado, esteja sempre disponível .

 

2. Experiência do cliente 

Quase todas as decisões de um varejo são tomadas com base nas preferências dos clientes. Diante disso, conhecer seus padrões de comportamento e consumo facilita essas decisões.

O machine learning aprende com o comportamento do seu cliente, seja na loja online ou física. E de acordo com o histórico de compras preferências e necessidades do público-alvo, é possível realizar ofertas e promoções personalizadas e mais assertivas.

3. Automação e agilidade 

A automação é um dos maiores benefícios dessa tecnologia, que possibita a redução de tarefas repetitivas, excesso de burocracia e processos lentos. Com isso, os colaboradores conseguem ter tempo para se dedicar a ações mais estratégicas e relevantes.

Processos que levariam muito tempo se feitos manualmente, especificamente aqueles ligados à coleta de dados, podem ser “repassados” à IA, que conseguirá entregar mais insights e resultados  Além disso, a inteligência artificial permite a redução de falhas humanas. 

4. Atendimento e vendas por chatbot  

Os chatbots simulam um atendimento pessoal e dão mais agilidade sobre dúvidas gerais. Com ele, é possível simular o atendimento humano, por meio do gerenciamento e trocas de mensagens. Suas principais vantagens são a padronização e a personalização do atendimento, a redução de custos com equipe e a disponibilidade para interagir com o público 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

O atendimento omnichannel também é um recurso que pode ser usado em conjunto ao chatbots. Ele torna o relacionamento do cliente com a organização mais agradável ao sincronizar vários canais de comunicação e suporte, aprimorando a experiência, potencializando o marketing orgânico e a fidelização.

5. Identificação de padrões e tendências comerciais 

Outro grande benefício da IA para o varejo é o seu poder de previsão baseado em pesquisa e análise de dados. Por meio de softwares inteligentes é possível determinar a evolução e padrões de consumo por cliente, além de identificar certos tipos de perfis que podem ser abordados de maneira mais certeira pela equipe de vendas. 

O aumento ou a redução da demanda de determinado produto também é facilmente identificado, fazendo com que a empresa tenha o conhecimento necessário para gerir a compra de novos insumos para a produção ou mudar a sua estratégia comercial de acordo com o seu ambiente. 

Um de nossos produtos é o TIMEZER, que além de associar IA e machine learning, garante informações que estimam eventos futuros relacionados aos produtos que você precisa analisar, de forma diária, semanal, mensal ou anual. Ele consegue controlar todos os seus produtos, gerando relatórios por loja, por vendedor e ainda adianta decisões estratégicas que preza pela redução de desperdício de tempo e estoque. 

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