Skip to content

Just-In-Time: como garantir o lucro em momentos incertos

Autor: Aline Medeiros / Editor: Agatha Botelho

O ano de 2020 ficará marcado em nossa memória como um período de incertezas, onde as condições climáticas, questões ambientais e a pandemia causada pela Covid-19 impactaram diretamente nosso modo de vida, seja no cuidado com a higienização, com a saúde ou na gestão das empresas e na economia.

Como será a lembrança que teremos de 2020? O quanto os períodos conturbados podem contribuir com o nosso aprendizado? Como podemos otimizar nossa operação? Como podemos garantir o lucro em momentos incertos?

Fonte: Pixabay.

A Trade Technology quer apoiar você neste momento, para que no futuro recordemos desse período como um tempo de aprendizagem e transformação. Neste artigo, vamos explicar como funciona o modelo de gestão Just-In-Time (JIT) e como ele pode ser aplicado aos seus negócios.

Modelo de gestão Just in time

O JIT foi desenvolvido no Japão nos anos 50. Sua primeira utilização foi na fábrica da Toyota. A experiência foi tão bem-sucedida que hoje é difundida mundialmente. O conceito do JIT é muito simples, consiste em reduzir custos e otimizar a produção, garantindo padrões de qualidade e elevando os lucros da empresa. Já pensou em reduzir custos sem perder em qualidade? 

Fonte: Shutterstock.

Os pilares do JIT simplificam e otimizam processos, para isso, os produtos devem ser finalizados no momento oportuno, isto é, quando eles serão necessários para a venda. Cada subconjunto e componente do produto deve ser produzidos de modo a atender o período que ele será necessário para a finalização. Portanto, as matérias-primas devem ser adquiridas no momento exato em que serão demandadas. Assim, o processo elimina desperdício, custos excessivos, otimiza o trabalho e ganha em produtividade.

Com certeza o modelo de trabalho JIT requer mudanças. Portanto, é necessário ter um bom planejamento e a estruturação da equipe, estabelecendo uma comunicação colaborativa com clientes e parceiros, delineando um novo sistema de produção mais direcionado às reais necessidades de vendas. Porém, como realizar este processo? Vamos te explicar!

A Trade Technology possui um portfólio de soluções cognitivas que apoiam na tomada de decisão orientada a dados (data driven), levando em consideração toda a variabilidade do seu negócio. Estes modelos fazem cinco processos, são eles: o planejamento, a descrição do negócio, o diagnóstico das situações-problema encontradas, a predição do que deve ocorrer no futuro e prescrição do que deve ser feito de forma a otimizar a operação e os resultados.

Usando modelos preditivos, você poderá identificar meses antes as vendas futuras e, desta forma, será possível manter os estoques com níveis mais baixos, garantindo a rotatividade, a validade da matéria-prima e reduzindo o risco quanto a liquidez dos recursos investidos em suprimentos. Sabendo quanto e quando os seus produtos serão vendidos você pode planejar melhor a produção. 

Caso seja isso que você precise, os modelos preditivos customizados da Trade Technology podem ajudar o seu empreendimento! A sua empresa tem processos complexos e de difícil execução? Então, o JIT foi feito para você! Conte conosco para colocar este modelo de gestão em prática.

Fonte: Freepik.

Podemos tornar sua empresa tão assertiva que algumas tarefas podem passar a ser realizadas sob demanda (on demand), com a equipe de vendas identificando compradores em potencial e puxando a cadeia de produção, ainda que em períodos de crise e instabilidade econômica. 

Com isso, as pessoas-chave para o seu negócio poderão ser alocadas estrategicamente, realizando os processos com embasamento técnico e com o conhecimento fornecido pelos dados, permitindo, entre outras coisas, a melhor gestão dos recursos humanos.

A Trade Technology trabalha com métodos e ferramentas assertivas. Atualmente, contamos com soluções híbridas que contemplam modelos estatísticos diversos, otimização matemática, machine learning e todo um conjunto de tecnologias em inteligência artificial.

Além disso, contamos com um amplo time de cientistas de dados e desenvolvedores que, juntamente a equipe de analistas de negócios, desenvolvem a melhor experiência de acesso à informação para a sua empresa. Quer mais informações? Então venha conhecer a nossa solução e trilhar um caminho ainda mais promissor para o seu negócio!

Back To Top
Buscar