Skip to content

RPA: Automação, agilidade e precisão, 24 horas por dia

Com o RPA, você automatiza tarefas repetitivas e padronizadas. Com isso, sua empresa ganha em assertividade, produtividade e ainda pode alocar a mão de obra para atividades mais estratégicas.

Autor: Aline Medeiros / Editor: Agatha Botelho

Você já imaginou realizar os processos de sua empresa 24 horas por dia, 365 dias por ano, com 100% de precisão? Conheça a ferramenta de automação robótica de processos (RPA) da Trade Technology, que traz esse e inúmeros outros benefícios.

Fonte: Pixabay.

Para otimizar a rotina das empresas, atribuímos tarefas repetitivas e padronizadas, antes executadas por seres humana, ao robô RPA. Essa automação ocorre por meio de um software que poderá ser programado para desempenhar a tarefa no momento desejado e pelo período necessário, sem interrupções.

O RPA é uma tendência no mercado e tem ocupado cada vez mais espaço no mundo dos negócios, tanto por sua força de trabalho quanto por sua eficiência e escalabilidade. Com essa tecnologia, é possível reduzir totalmente os erros operacionais das ferramentas digitais, aumentar a segurança e a produtividade no manuseio de documentações. 

De acordo com a consultoria Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, o mercado de automação de processos deverá movimentar um total de US$ 2,4 bilhões em 2022 e cerca de 85% das grandes organizações utilizarão ao menos uma forma de automação.

Fonte: Unsplash.

Por sua natureza, o RPA possui ampla empregabilidade no exercício de tarefas do setor público, cuja rotina exige o preenchimento de muitos documentos com fluxo recorrente e de conteúdo confidencial, afinal, sabemos que a exposição de dados pode trazer inúmeros danos, imagine dados governamentais? 

O RPA torna as rotinas padronizadas, impessoais, livres de erros operacionais, com alto grau de transparência para as partes interessadas e mantendo o cuidado com o manuseio adequado das informações.

O RPA é uma ferramenta econômica, que retorna o investimento em um curto prazo e permite que as pessoas se dediquem às tarefas em que elas são realmente indispensáveis, ou seja, possibilita que as pessoas certas estejam no local certo, tornando sua empresa muito mais estratégica.        

As soluções em RPA são vantajosas, pois não carecem de espaço físico e demandam menos consumo de mão de obra. Note que o esforço em configurar um robô para atender 1000 pessoas ou 1 milhão é exatamente o mesmo, certamente o RPA pode trazer mais agilidade e controle de custos aos seus negócios.

Fonte: Shutterstock.

Com o RPA, os riscos dos mais diversos segmentos tornam-se controláveis. No setor de crédito e cobrança, por exemplo, quão oneroso pode ser uma cobrança de fatura indevida, duplicada ou de uma compra não realizada? Erros humanos podem acontecer por diversos motivos, em contrapartida, os robôs realizam indiscriminadamente as tarefas para o qual foram programados, sempre com a mesma assertividade, disposição e tempo de execução.  

Outra área em que o RPA é muito eficaz é a auditoria. Com a necessidade das empresas se adequarem à Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD), surgiu uma demanda para padronizar e unificar um volume expressivo de dados, porém, eles nem sempre estão alocados no mesmo sistema e formato. Neste contexto, o RPA permite acessar, mapear, gerir dados e informações dos processos da organização, tornando as auditorias mais simples, menos custosas e garantindo a qualidade das informações obtida.

RPA, automação para toda a empresa

É importante destacar a versatilidade do RPA. Independentemente dos sistemas que a sua empresa usa ou do setor que ela atua, essa solução possibilita a execução de inúmeras tarefas.

Com o RPA é possível preencher documentos, planilhas e formulários, coletar informações dos mais variados tipos de sistemas, realizar envios de e-mails, assim como realizar qualquer outra rotina padronizada. Além disso, o RPA pode transformar arquivos em formato excel para pdf, por exemplo. Também, permite a integração entre sistemas, sem a necessidade da elaboração de uma API. 

Fonte: Freepik.

A flexibilidade do RPA permite que ele seja utilizado por muito tempo. Mesmo que a empresa necessite de novos softwares e defina novos processos, o RPA adquirido poderá ser adequado a novas rotinas, sem o custo adicional de um novo investimento

Hoje, a Trade Technology, em parceria com a IBM, traz para a sua empresa o RPA desenvolvido pela Automation Anywhere, reconhecida mundialmente como uma das melhores soluções em automação do mercado. Para conhecer melhor nossas soluções em RPA, entre em contato conosco.

Back To Top
Buscar