Skip to content

Firewall: a proteção entre a rede da empresa e as ameaças da internet

Uma das maiores preocupações das empresas que vivem a transformação digital e a realidade da indústria 4.0 tem sido a segurança das suas informações. E não é à toa.
Somente no último trimestre de 2022, os ataques cibernéticos as organizações brasileiras cresceram 37%. E os dados apontam mais crescimento para 2023, principalmente nas explorações de malware e hacking, segundo a Check Point Research. 

Pensando nisso, implantar um conjunto de soluções e práticas que visam a proteção de todo o ambiente tecnológico, deixou de ser apenas um investimento em inovação e passou a ser uma necessidade básica para segurança e sobrevivência de qualquer negócio.

O firewall é uma das ferramentas necessárias e recomendas para segurança da informação. Neste artigo, explicamos como ele atua na proteção entre a rede da sua empresa e as ameaças da internet. Confira!  

O que é um firewall 

Ainda que você não seja um especialista em TI, provavelmente já ouviu falar no firewall, ou então recebeu alguma notificação sobre ele no seu computador. Mas caso não faça ideia do que seja essa ferramenta, nós te explicamos:

O firewall é uma barreira de segurança que controla o tráfego de rede, bloqueando o acesso não autorizado e permitindo o tráfego legítimo. Ele age como uma barreira entre a rede interna de uma empresa e a internet, protegendo-a de ataques externos, monitorando e controlando o tráfego de dados que entra e sai da rede.  

Leia também: Segurança da Informação: mais resiliência para seu negócio

A importância do firewall para a proteção da rede da sua empresa  

A importância do firewall para a proteção da rede da sua empresa  
Utilizada há mais de 30 anos na computação, como hardware ou software, o firewall é a primeira barreira de proteção contra ataques e acessos não autorizados à rede ou sistemas. 
A principal função dessa ferramenta de segurança, é atuar, analisando o tráfego da rede, por meio de filtros, a fim de impedir que dados não desejados consigam acesso.  
A filtragem ocorre por meio de regras e instruções configuradas previamente pelo administrador da rede, utilizando as características do conteúdo que chega para determinar se ele deve ou não ser bloqueado.  
Em um modo mais versátil, por exemplo, um firewall pode ser configurado para permitir automaticamente o tráfego de determinados tipos de dados, como requisições HTTP (sigla para Hypertext Transfer Protocol – protocolo usado para acesso a páginas Web), e bloquear outras, como conexões a serviços de e-mail. 

Além disso, o sistema de firewall oferece diversas funcionalidades e benefícios, como:
Proteção contra ameaças externas 
Além de bloquear acessos não autorizados, o firewall também pode ser configurado para detectar e alertar sobre ameaças conhecidas, como ataques de hackers e vírus.
E também pode ser configurado para bloquear acesso a sites maliciosos e impedir que os usuários da da sua rede acessem conteúdos inapropriados, e que as equipes de TI tomem medidas de forma ágil para mitigar qualquer tipo de ameaça detectada.  

Controle de acesso à rede baseado em políticas de segurança 
Outra função e vantagem dessa ferramenta, é que ela permite que as empresas definam regras de acesso para diferentes usuários e dispositivos. Isso significa que os administradores das redes podem restringir o acesso dos colaboradores a certos sites, recursos e aplicativos.
Dessa forma, apenas as pessoas autorizadas poderão acessar informações confidenciais, evitando que usuários indevidos comprometam a segurança da sua rede. 

Monitoramento de tráfego 
O firewall também pode ser configurado para monitorar o tráfego de rede, o que permite detectar e bloquear ameaças em potencial. Isso também ajuda a identificar problemas de segurança e a detectar atividades suspeitas, como o uso não autorizado de dispositivos ou acesso a sites maliciosos. 

Segurança de aplicativos 
Alguns firewalls são capazes de monitorar e bloquear acesso a aplicativos específicos, como redes sociais ou aplicativos de mensagens. Isso permite que as empresas restrinjam o uso de aplicativos que possam ser prejudiciais à produtividade ou à segurança da informação. 

Além de um obstáculo para a tentativa de ciberataques, o firewall também pode ser utilizado pelo TI como uma ferramenta de monitoramento no uso do banco de dados e outros sistemas e serviços essenciais para o seu negócio.
De forma geral, contar com a aplicação de firewall na segurança de rede da sua empresa, oferece diversas vantagens para seu negócio, tais como: 

  • Proteção geral de dados; 
  • Monitoramento das atividades dos usuários; 
  • Resposta rápida a ataques; 
  • Conformidade com a lei, como a LGPD; 
  • Continuidade e credibilidade do negócio. 

Leia também: A importância de realizar a gestão de vulnerabilidades na sua empresa  

As melhores soluções de segurança e conectividade para o seu negócio

O firewall tem sido uma prioridade no planejamento de TI da sua empresa? A Trade Technology dispõe de uma equipe especializada e certificada em segurança e conectividade para entregar a solução ideal às demandas do seu negócio, em parceria com a Fortinet, Huawey, Meraki Cisco, marcas referência no mercado de TI.  

Confira abaixo as diversas soluções que temos para a gestão da segurança do seu negócio! 

  • Segurança em rede (NGFW); 
  • Segurança de End Point; 
  • Segurança em e-mail; 
  • Segurança em acesso remoto; 
  • Segurança para Sites e aplicativos Web; 
  • Segurança de dispositivos móveis; 
  • Segurança de senhas – MFA; 
  • Scanner de vulnerabilidades; 
  • Criação de relatório e auditoria de melhorias de melhores práticas de configuração de firewall e conectividade; 
  • Segurança em nuvem publica; 
  • Solução para gestão centralizada de firewall e switches; 

Quer saber mais sobre nossos produtos e serviços para a infraestrutura, desenvolvimento e cibersegurança do seu negócio? Fale agora mesmo com nossos especialistas! 

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar